UNODC lança Campanha no dia Internacional da Não Violência

Brasília, 2 de outubro de 2018 -  Para promover o potencial do esporte na prevenção da violência, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime ( UNODC ) lançou nesta terça-feira (2) a série de vídeos "Escolha o Esporte" - #ChooseSport, no original em inglês. A campanha apresenta histórias de treinadores, professores e jovens brasileiros que tiveram suas vidas transformadas pela prática de atividades esportivas.

Os entrevistados pelo UNODC contam como aprenderam sobre disciplina e respeito por meio do esporte e do trabalho em equipe em centros de ensino e treinamento. Além de brasileiros, também são divulgadas histórias de pessoas de outros países. A série faz parte do programa "Vamos Nessa"  'Line Up, Live Up', que é financiado pelo Programa Global de Implementação da Declaração de Doha, iniciativa que visa a construir resiliência nos jovens em situação de vulnerabilidade e usa  atividades esportivas para diminuir comportamentos antissociais, criminalidade e uso de drogas.

A série "Escolha o Esporte" foi lançada para marcar o 2 de outubro, Dia Internacional da Não Violência. A data foi estabelecida pela ONU em homenagem ao ativista indiano Mahatma Gandhi, nascido no mesmo dia, em 1869. O líder pró-Independência fez da sua vida uma luta pela paz, combatendo a violência e a falta de cooperação entre os povos e promovendo o respeito aos direitos humanos e à justiça.

Inspirada no legado de Gandhi, a campanha do UNODC defende o poder do esporte para construir vidas, comunidades e um mundo mais pacífico.

O UNODC convida todos a compartilhar mensagens nas redes sociais com a hashtag #ChooseSpor e chama os internautas a compartilhar suas próprias histórias de superação por meio do esporte.

Para ver todos os vídeos, clique aqui.

Para saber mais:

Programa Global de Implementação da Declaração de Doha

Chefe da ONU celebra Sabedoria de Mahatma Gandhi no dia da não violência

Mensagem do Secretário-Geral da ONU, António Guterres

Para mais informação:

Nivio Nascimento - nivio.nascimento@un.org - esc: (61) 3204-7225

     Todas as histórias