Combater a corrupção é essencial para construir a paz, proteger os direitos humanos e assegurar o desenvolvimento sustentável

  Anti-corruption action essential to building peace, protecting human rights, ensuring sustainable development

Viena, 7 de dezembro de 2018 - A corrupção prejudica a sociedade de várias formas. Ela mina a democracia e o estado de direito, corrói a qualidade de vida, atrasa o desenvolvimento econômico e permite o crime organizado e o terrorismo agirem livremente. Cerca de US$ 2.6 trilhões são perdidos anualmente com a corrupção, montante que poderia ser destinado à saúde, educação, água potável, infraestrutura e outros serviços essenciais.

Na data em que se comemora o Dia Internacional de Combate à Corrupção, 9 de dezembro, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres destacou o papel crucial da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção como um dos principais instrumentos para se avançar na luta contra esse crime.

"Por meio do mecanismo de revisão por pares da Convenção, podemos trabalhar juntos para construir uma base de confiança e responsabilidade. Podemos educar e capacitar os cidadãos, promover a transparência e fortalecer a cooperação internacional com vistas na recuperação de ativos", disse o secretário-geral.

Em seu 15º aniversário, a Convenção conta com 186 Estados-membros e é o único instrumento universal, jurídicamente vinculante, de combate à corrupção.

O diretor executivo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Yury Fedotov, destacou que "Graças à Convenção, quase todos os países do mundo possuem leis em vigor que tornam a corrupção um crime. A comunidade internacional possui o entendimento de que o combate à corrupção é essencial para prevenir e combater causas profundas de conflito e de extremismo violento, na busca da construção da paz e na proteção aos direitos humanos."

Ele também observou que o combate à corrupção é fundamental para combater o crime organizado, incluindo o tráfico de pessoas e o contrabando de migrantes.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) destaca a importância crucial do combate à corrupção para o desenvolvimento sustentável " sem não deixar ninguém para trás".

"Por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável todos os países se comprometeram a reduzir a corrupção e o suborno, a fortalecer a recuperação e o retorno de ativos e a desenvolver instituições eficazes, inclusivas e transparentes", disse Fedotov.

Como guardião da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, o UNODC trabalha com governos, setor privado, sociedade civil, organizações esportivas, educadores e cidadãos para rejeitar a corrupção, promover a integridade e alcançar os ODS.

"Unidos contra a corrupção podemos promover uma cultura de legalidade, ajudar a criar instituições responsáveis e transparentes e permitir que as pessoas em todos os lugares tenham acesso a oportunidades e tenham uma vida saudável e produtiva", disse Fedotov.

Para mais informação:

Mensagem do secretário-geral, António Guterres, sobre o Dia Internacional Contra a Corrupção

Declaração do diretor executivo do UNODC sobre o Dia Internacional contra a Corrupção

Convernção das Nações Unidas contra a Corrupção 

Site da campanha do Dia internacioanl de combate à corrupção 

Iniciativas do UNODC para o combate à corrupção e ao crime econômico 

Todas as histórias