Festival do UNODC no DF aborda papel do esporte na prevenção do crime e do uso de drogas

Foto: UNODC

Brasília, 8 de dezembro de 2018 - O Centro Olímpico de Samambaia, região administrativa do Distrito Federal, realiza neste sábado (8) o Festival Vamos Nessa, que celebra a conclusão este ano das atividades do projeto do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) para prevenção ao crime juvenil por meio dos esportes.

O evento está sendo organizado em parceria com a Secretaria Estadual de Esportes, Turismo e Lazer do Distrito Federal, com o apoio da Fundação Assis Chateaubriand (FAC) e do Instituto para o Desenvolvimento da Infância e da Adolescência para a Cultura e o Esporte (IDECACE).

Celebrando o fim das atividades de 2018, o UNODC organiza festival esportivo no DF para disseminar os benefícios do esporte para evitar que os jovens se envolvam em crimes e violência.

Aproximadamente 450 jovens do projeto em Brasília participarão de competições de futebol, futsal, polo aquático e de jogos "Vamos Nessa", inspirados nas sessões do programa. No final do evento, medalhas e certificados serão entregues aos professores e participantes por autoridades do UNODC e do governo do Distrito Federal.

Financiado pelo governo do Qatar, o programa "Vamos Nessa" visa à promoção do esporte para prevenir o crime e aumentar a resiliência dos jovens vivendo em situação de risco.

Por meio do programa, professores e profissionais de esportes ensinam jovens a obter habilidades para a vida, como resistir às pressões sociais para enfrentar a delinquência, lidar com a ansiedade e se comunicar efetivamente com colegas, por meio de um conjunto de exercícios interativos e divertidos.

O programa de treinamento foi implementado e testado pela primeira vez no Brasil em 2017, após a assinatura de um memorando de entendimento com o governo do Distrito Federal.

Atualmente, o "Vamos Nessa" está sendo implementado em África do Sul, Colômbia, República Dominicana, Palestina e Quirguistão.

No segundo semestre de 2018, o UNODC mobilizou 24 professores de esportes para implementar as dez sessões do projeto com jovens de oito Centros Olímpicos do Distrito Federal, tendo como alvo 1 mil participantes.

Essa implementação no Distrito Federal está sendo analisada por um avaliador independente para gerar evidências sobre o impacto do programa na vida dos jovens.

Ao melhorar o conhecimento sobre as consequências do crime e do abuso de substâncias e desenvolver habilidades para a vida, a iniciativa busca influenciar positivamente o comportamento e as atitudes dos jovens em situação de risco e prevenir comportamentos antissociais.

Serviço
Evento de encerramento das atividades do programa "Vamos Nessa" em 2018
Data: 8 de dezembro de 2018 (8h-15h).
Local: Centro Olímpico de Samambaia (Rei Pelé).
Endereço: QS 119 Área Especial 01, Centro Urbano - Samambaia Sul/DF 

Todas as histórias