GLO.ACT apoia Polícia Federal em treinamento sobre tráfico de pessoas no aeroporto de Guarulhos

Photo: UNODC

São Paulo, 14 de dezembro de 2018 - A Ação Global para Prevenir e Combater o Tráfico de Pessoas e o Tráfico Ilícito de Migrantes (GLO.ACT) organizou, em conjunto com a Polícia Federal, um seminário sobre "Intercâmbio de conhecimento afetado por vigilância, assistência e reconhecimento de vítimas de Tráfico de Pessoas" no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, nos dias 21 e 22 de novembro de 2018, para aproximadamente 50 participantes.

O seminário promoveu uma melhor identificação e assistência às vítimas de tráfico de pessoas (TIP) com o apoio dos que operam no aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos. O aeroporto internacional de São Paulo é o maior e o mais movimentado do Brasil na América Latina. Em 2017, 37.816 mil passageiros passaram pelo aeroporto, dos quais 23.819 mil eram brasileiros, enquanto 13.997 mil eram estrangeiros. O aeroporto é um local de movimentos migratórios intensos, incluindo pessoas vulneráveis, de diferentes nacionalidades que possam estar sujeitas a exploração nacional e/ou internacional. Ao mesmo tempo, as redes e os criminosos envolvidos em tráfico de seres humanos intensificaram suas ações diante da crise econômica nacional, bem como daqueles que fogem de suas próprias crises.

O objetivo do seminário foi de assegurar a adesão e o apoio dos funcionários do aeroporto na identificação e assistência às vítimas de tráfico de pessoas. O seminário cobriu temas como: legislação nacional e internacional sobre TIP, assistência e proteção às vítimas de TIP, indicadores e como identificar e proceder em caso de detecção de um possível caso de tráfico de pessoas, técnicas de entrevista e direitos e responsabilidades de pessoas não portadoras de documentos e estrangeiros com documentos no Brazil.

Os objetivos adicionais foram de:

Incentivar a troca de informações entre profissionais que trabalham no aeroporto de Guarulhos e que provavelmente entrarão em contato com potenciais vítimas de tráfico de pessoas;

• conscientizar sobre a luta contra o tráfico de pessoas e a assistência que precisa ser fornecida às vítimas potenciais;

• treinar profissionais sobre a conduta a ser adotada ao se identificar uma possível vítima de TIP;

• sensibilizar profissionais sobre a relevância de enfrentar o TIP e a relevância do seu desempenho profissional perante esse crime.

Photo: UNODC

Durante o seminário, Brasílio Caldeira Brant, diretor do Instituto Nacional de Identificação da Polícia Federal, destacou a importância do cadastro biométrico de pessoas desaparecidas, bem como as ferramentas do instituto no combate ao tráfico de pessoas.

Por sua parte, Carlos Magno de Deus Rodrigues, ponto focal do Centro de Cooperação Policial Internacional da Polícia Federal, discutiu os fluxos migratórios, incluindo o TIP, o Contrabando de Migrantes (SOM) e crimes relacionados, analisando os casos investigados no aeroporto. Enquanto Gabriela Chamorro Concha, do Escritório Regional da INTERPOL em Buenos Aires, realizou palestra sobre entrevistas com crianças vítimas de TIP.

 
 Photo: UNODC

Entre os participantes estavam representantes da Delegacia de Imigração de Guarulhos, funcionários das principais companhias aéreas que operam no Brasil, incluindo LATAM, AVIANCA, AZUL, MAPA, PASSAREDO e GOL, o Instituto Nacional de Identificação, o Departamento de Investigação Privada da Polícia Federal, a Organização Internacional de Polícia Criminal (INTERPOL), organizações da sociedade civil que operam em São Paulo, a Defensoria Pública Federal, a Delegacia Especializada do Aeroporto Internacional, a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), a Coordenação de Combate à TIP do Ministério da Justiça, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas, o Centro de Referência e Assistência aos Imigrantes, entre outros.

A Ação Global para Prevenir e Combater o Tráfico de Pessoas e o Tráfico Ilícito de Migrantes (GLO.ACT) é uma iniciativa conjunta de quatro anos (2015-2019) de € 11 milhões da União Européia (UE) e do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas. e Crime (UNODC). O projeto está sendo implementado em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). O GLO.ACT visa a fornecer assistência a autoridades governamentais e organizações da sociedade civil em 13 países estrategicamente selecionados: Bielorrússia, Brasil, Colômbia, Egito, Quirguistão, Laos, Mali, Marrocos, Nepal, Níger, Paquistão, África do Sul, Ucrânia. O GLO.ACT trabalha com os 13 países para planejar e implementar esforços estratégicos nacionais de combate ao tráfico e contrabando através de uma abordagem de prevenção, proteção, ação penal e parcerias. Apoia o desenvolvimento de respostas mais eficazes ao tráfico e ao contrabando, incluindo a prestação de assistência a vítimas de tráfico e migrantes vulneráveis por meio do fortalecimento de mecanismos de identificação, encaminhamento e apoio direto.

Para mais informação, favor contatar:

www.unodc.org/unodc/en/human-tr afficking/glo-act/  

Email: glo.act@un.org 

Twitter:   @glo_act  

  All stories