UNODC conhece plano do Observatório Nacional para fortalecer a qualidade da informação

Paraguai, 28 de janeiro de 2019 - Oficiais do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) visitaram, esta segunda-feira, o Observatório Nacional de Segurança e Convivência Cidadã do Ministério do Interior. A intenção foi de conhecer o plano de fortalecimento da qualidade da informação do órgão na adaptação às normas internacionais das Nações Unidas.

A diretora do Observatório, Leticia Bravard, fez uma apresentação sobre as funções e os produtos gerados que permitem a segmentação e o monitoramento do comportamento de atos puníveis e a definição de políticas públicas.

Na ocasião, Eduardo Pazinato, analista de programa do UNODC, e Pablo Cuevas, analista do Escritório de Programa do UNODC no Paraguai, acompanharam com grande interesse as informações fornecidas.

Eduardo Pazinato, por sua vez, falou sobre a contribuição do escritório e das parcerias para a prevenção do crime e da violência urbana no Brasil,

Ele enfatizou a importância do trabalho dos observatórios no registro e na análise de informação, por meio do uso de software e estatísticas utilizadas em nível global e do seu interesse em trocar experiências dos projetos implementados nos dois países.

Ao final da exposição, oficiais do UNODC realizaram uma reunião com o ministro do Interior paraguaio, Juan Ernesto Villamayor.

Programa Segurança Cidadã do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

O UNODC Brasil, em parceria com o BID implementa, no Rio Grande do Sul e no Paraná, o Programa para o Fortalecimento e Monitoramento do uso da Força, como parte do Programa Segurança Cidadã, cujo objetivo principal é de trabalhar com a prevenção do crime por meio de evidências científicas. 

Agora, há discussões para a adoção dessas iniciativas no Paraguai e acredita-se que a implementação do programa no país vizinho poderá contribuir para o enfrentamento dos elevados índices de violência, canalizando esforços em atividades de prevenção, controle e investigação de crimes.

Sobre o BID

O Banco Interamericano de Desenvolvimento tem como missão melhorar vidas. Fundado em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e do Caribe. O BID também realiza projetos de pesquisa de vanguarda e oferece assessoria sobre políticas, assistência técnica e capacitação para clientes públicos e privados em toda a região.

*****

Esta matéria é relacionada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação).

Saiba mais: http://www.agenda2030.com.br/

Todas as histórias