UNODC discute monitoramento do uso da força em reuniões com novos comandos das Polícias Civil e Militar do RS

Rio Grande do Sul, 7 de fevereiro de 2019 - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) apresentou, nesta quinta-feira (7), no Rio de Grande do Sul, um trabalho sobre monitoramento do uso da força policial e aprimoramento da qualidade da gestão da informação de segurança pública.

O trabalho foi feito no âmbito do Programa Oportunidades e Direitos (POD), cofinanciado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), nas cidades gauchas de Alvorada, Porto Alegre e Viamão. 

A apresentação correu durante reuniões entre o analista de programa do UNODC, Eduardo Pazinato, o coordenador do Observatório Estadual da Segurança Pública,  major Roberto dos Santos Donato, a chefe da Polícia Civil do estado, Nadine Anflor e o comandamente geral da Brigada Militar, coronel Mário Yukio Ikeda. 

A delegada Nadine Anflor, primeira mulher a chefiar a Polícia Civil do estado e que atuou em iniciativas conjuntas com o sistema ONU no enfrentamento da violência contra a mulher, destacou o compromisso com o fortalecimento do monitoramento do uso da força e com o aprimoramento das condições de trabalho dos servidores da Polícia Civil. 

Já o comandante geral da Brigada Militar, coronel Mário Yukio Ikeda, que é reconhecido nacionalmente por sua larga experiência na liderança de operações especiais e na segurança de grandes eventos, comentou os avanços e os desafios da estratégia de policiamento comunitário  nos territórios do progama no estado. Ele também ratificou o posicionamento da corporação em prol da melhoria da qualidade de vida das comunidades atendidas pelo programa. 

Nos próximos dias, o UNODC pretende iniciar nas corregedorias da Polícia Civil e da Brigada Militar do estado a coleta de dados e indicadores sobre abusos na atividade policial. O objetivo é alimentar o  Índice de Compliance da Atividade Policial (ICAP), concebido e desenvolvido pela ONU no estado para mensurar e aperfeiçoar a interface entre polícias e cidadãos dos municípios beneficiados pelo Programa. 

*****

Esta matéria é relacionada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 3 (Saúde e Bem-Estar), 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação).

Saiba mais: http://www.agenda2030.com.br/

Todas as histórias