UNODC integra rede de observatórios de segurança pública no RS

Porto Alegre, RS, 20 de fevereiro de 2019 - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) esteve presente, nesta quinta-feira (20), na sede da Secretaria Estadual da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP/RS), em Porto Alegre, para mais uma reunião de estruturação da Rede Estadual de Observatórios de Segurança Pública.

Participaram do encontro o analista de programa do escritório regional  do UNODC, Eduardo Pazinato, e o coordenador do Observatório Estadual da Segurança Pública, major Roberto dos Santos Donato, que liderou a reunião.

Também estiveram presentes gestores públicos municipais (guardas municipais) de Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo, na região metropolitana, que estão à frente de centros de pesquisa social aplicada em segurança pública, denominados Observatórios.

Os encontros, que ocorrem desde o final do ano passado, visam a fortalecer a integração sistêmica entre as bases de dados e informações do estado com as dos municípios gaúchos que possuem uma maior capacidade estatal de produção de informações e conhecimentos aplicados à dimensão do controle da criminalidade e de prevenção da violência. 

Esse intercâmbio, inédito no estado, tem por objetivo gerar tomadas de decisões mais qualificadas, de acrodo com evidências e práticas internacionais promissoras no campo da gestão da informação e do conhecimento da segurança pública.

Em março, o grupo pretende aprofundar o diálogo em torno da análise de dados a ser fornecida pelo Observatório Estadual, possibilidades de cooperação técnica mútuas, protocolos de acesso, uso e difusão de dados e informações, recursos tecnológicos e equipes técnicas disponibilizadas aos Observatórios pelos municípios.

Para mais informações, clique aqui.

*****

Esta matéria é relacionada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 3 (Saúde e Bem-Estar), 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação).

Saiba mais: http://www.agenda2030.com.br/

Todas as histórias