Equador e UNODC dizem #AQUIESTOY contra o tráfico de pessoas

Quito, 17 de abril de 2019 - O Equador, com o apoio do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), adotou formalmente a campanha #AQUIESTOY (Estou aqui) em 11 de abril, que visa a aumentar a conscientização pública sobre o tráfico de pessoas e divulgar o número 1-800 para denunciar casos suspeitos de tráfico.

De janeiro de 2017 a dezembro de 2018, as autoridades equatorianas resgataram 287 vítimas de tráfico de pessoas, principalmente de exploração sexual e trabalho forçado. A maioria desses casos ocorreu dentro do país e a exploração ocorreu com maior frequência na capital Quito. O Equador possui um sólido arcabouço legal e entidades especializadas para investigar e processar o tráfico de pessoas, mas um maior envolvimento e cooperação do público em geral tornaria essas estruturas ainda mais eficazes.

No evento de lançamento de alto nível, a ministra de Inclusão Social e Econômica, Berenice Cordero, disse que a adoção da campanha #AQUIESTOY pelo Equador é mais um esforço apresentado pelo Governo federal para combater o tráfico de pessoas e uma oportunidade de ouro para convocar as partes interessadas de todos os setores para resgatar vítimas das garras de traficantes e exploradores.

"Hoje o Equador diz #AQUIESTOY contra o tráfico humano e o UNODC diz #AQUIESTOY com entusiasmo para apoiar e acompanhar os esforços do país para combater esse crime no âmbito do Plano Nacional de Ação contra o Tráfico Humano", disse Kristian Hölge, Representante do UNODC para o Peru e Equador.

De acordo com o Relatório Global do UNODC de 2018 sobre Tráfico de Pessoas, 72% das vítimas de tráfico de seres humanos detectadas são mulheres e meninas. O Equador se encaixa nessa tendência, mas grupos como pessoas com deficiência, migrantes retornados, comunidades indígenas e jovens com acesso à Internet também são vulneráveis. O Equador também se tornou um país de trânsito e de destino para milhares de migrantes da Venezuela que correm grande risco de sofrer diferentes tipos de exploração.

O material da campanha foi apresentado por Felipe De La Torre, oficial de Informação Pública do UNODC México, que destacou que o tráfico de seres humanos é uma dura realidade para muitas pessoas que exigem ser ouvidas, resgatadas e receber outra chance. Ele também disse que a #AQUIESTOY pretende incluir todas as vítimas possíveis e se referiu a ferramentas de comunicação para pessoas com deficiência visual que a campanha desenvolveu.

Um delegado da TAME EP, principal companhia aérea nacional do Equador, disse ao público que mais de 200 mil pessoas, incluindo passageiros, clientes e suas tripulações foram sensibilizadas depois que a companhia aérea adotou formalmente o #AQUIESTOY em setembro de 2018.

#AQUIESTOY já atingiu 88 milhões de pessoas e, com a participação do Equador, o UNODC espera que esse número aumente. O elemento gráfico central da campanha é um balão, que geralmente é um símbolo de felicidade, inocência e liberdade. Mas quando amarrado, perde sua capacidade de voar e se mover de forma independente - assim como as vítimas de tráfico humano. O material da campanha inclui cartões postais e spots de TV projetados específicamente para o contexto equatoriano.

Cerca de 200 representantes dos governos central e local, do corpo diplomático e das agências da ONU, da sociedade civil e do setor privado participaram do lançamento de alto nível em Itchimbía, no Equador. Dentre os participantes estavam o ministro da Inclusão Social e Econômica, Berenice Cordero; o subsecretário de Segurança Cidadã, Diego Tipán; o coordenador residente da ONU, Arnaud Peral; o representante do UNODC para o Peru e Equador, Kristian Hölge; e Verónica Supliguicha, chefe da Red Antitrata de Quito. 

Para mais Informação:

UNODC no Peru e Equador

UNODC no Mexico

Site do #AQUIESTOY

Campanha Coração Azul

Ecuador's flagship airline TAME EP joins Blue Heart Campaign against human trafficking

 *****

Este artigo está relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 5 (Igualdade de Gênero), 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), 10 (Reducão das Desigualdades), 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação).

Para saber mais: Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável 

Todas as histórias