Financiamento do UNODC para organizações da Sociedade Civil no Brasil gera resultados promissores

Matéria Especial para o Dia Internacional do Esporte para a Paz e o Desenvolvimento

Como parte de seus esforços globais para promover o esporte como ferramenta de prevenção da criminalidade entre jovens, o UNODC apoiou financeiramente iniciativas locais realizadas por Organizações Não-governamentais selecionadas com experiência em articular esportes à prevenção do crime.

Banner utilizado para divulgar o processo seletivo.

 

Jovens na aula de empregabilidade.

Uma dessas iniciativas foi implementada no bairro Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, onde a violência de gangues tem sido um problema grave que tem levado jovens ao crime, à violência e ao uso de drogas. O Instituto Companheiros das Américas (ICA) implementou um programa que conecta o esporte à empregabilidade e ao empreendedorismo direcionado a jovens em situação de vulnerabilidade. A iniciativa objetiva capacitar a juventude com as habilidades necessárias ao ingresso no mercado de trabalho ou à reinserção no sistema formal de educação fortalecendo, assim, sua resiliência ao crime e à violência e, ao mesmo tempo, apoiando a comunidade como um todo.

Sessão sobre esportes e competências para o mercado de trabalho.

A implementação do ICA seguiu os prazos estabelecidos nos acordo de financiamento. Com o comprometimento da equipe, o projeto despertou um alto grau de interesse dos jovens da comunidade, o que se refletiu em uma alta demanda. Mais de 300 jovens inscreveram-se no processo seletivo de 50 vagas. Com o início do projeto, os jovens participaram das atividades com entusiasmo, e a estratégia de usar o esporte para ajudar os jovens a encontrar oportunidades no mercado de trabalho provou ser bem-sucedida.

Aula sobre empregabilidade durante a manhã.

O contexto de violência na Cidade de Deus, com constantes tiroteios e confrontos com a polícia, foi um dos obstáculos à implementação do projeto, resultando diversas interrupções à rotina planejada, com cancelamento de aulas e o não comparecimento de alunos. Por outro lado, o alto comparecimento dos alunos às atividades do projeto demonstra o comprometimento e a confiança construídas entre a equipe do projeto, os alunos e a comunidade atendida.

Implementação da Sessão 5 do Vamos Nessa: Zona Livre. Cidade de Deus, Rio de Janeiro, Brasil.

Mesmo considerando o cenário de recessão econômica do estado do Rio de Janeiro e do Brasil, as metas de "engajamento positivo" com o mercado de trabalho foram atingidas para 27 participantes no período, o que caracteriza um bom indicador de sucesso. Vários jovens atingiram tal meta antes do fim do calendário de atividades. O ICA também utilizou a metodologia de formação em habilidades para a vida do UNODC, o " Vamos Nessa " , que aborda fatores de risco específicos para o crime e uso de drogas. Cinquenta jovens se inscreveram na iniciativa.

 

Na cidade de Niterói, a 38 quilômetros da Cidade de Deus, a ONG Instituto Rumo Náutico realizou o seminário "Barcos como Instrumentos de Educação", direcionado a jovens em contextos de vulnerabilidade para promover o esporte educacional, em particular a vela, como uma ferramenta pedagógica para fortalecer a resiliência de jovens marginalizados.

Lars Grael discursando na abertura do Seminário.

O seminário marcou o 20º aniversário do Projeto Grael e foi realizado na sede da instituição, e incluiu treinamentos, palestras, workshops e aulas teóricas e práticas de vela, canoagem e remada. A avaliação do seminário "Barcos como Instrumento para a Educação" foi bem-sucedida no que diz respeito à formação centrada no esporte para o desenvolvimento humano integral, com ênfase nas modalidades náuticas: vela, canoagem e remo.

As atividades ocorreram de 16 a 27 de julho, nos turnos da manhã e da tarde, no total de 80 horas de atividades para um público de alunos e professores de educação física, professores de modalidades náuticas, lideranças comunitárias que desenvolvem projetos com esportes náuticos, além de outras pessoas interessadas no universo esportivo, com foco no desenvolvimento humano integral. A meta inicial de alcançar 50 pessoas (25 mulheres e 25 homens) foi alcançada e o evento teve um total de 211 participantes (91 mulheres e 120 homens).

Panorama das instalações da Rumo Náutico em Niterói.

 

Em outra parte do Brasil, a Fundação  Assis Chateaubriand prestou aconselhamento psicológico a jovens em situação de marginalização em centros esportivos selecionados em Brasília, enquanto os treinava para se tornarem árbitros de futebol. Trinta e sete crianças e jovens em contexto de vulnerabilidade social foram certificados ao concluírem o curso de Jovem Árbitro - Futebol 7. Entre 16 de julho e 13 de agosto, o curso proporcionou aulas teóricas e práticas na área, além de apoio psicossocial, e mostrou outro lado do esporte.

As aulas foram ministradas por instrutores socialmente reconhecidos nos Centros Olímpicos e Paralímpicos de Ceilândia, Estrutural e São Sebastião. O curso teve um impacto positivo nos jovens ao fazê-los olhar para o esporte de uma maneira diferente, incluindo a importância do papel do árbitro e do cumprimento das regras no futebol. Além disso, a iniciativa humanizou o papel do árbitro de futebol ao possibilitar a vivência no esporte não apenas como atleta, mas como outro ator inserido nos jogos. Em dezembro de 2018, três jovens que participaram do curso oferecido pela Fundação Assis Chateaubriand atuaram como árbitros no Festival Esportivo Vamos Nessa promovido pelo UNODC em Brasília.

*****

Esta matéria é relacionada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 3 (Saúde e Bem-Estar), 10 (Redução das Desigualdades), 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação).

Saiba mais: http://www.agenda2030.com.br/

Todas as histórias