Receita e PF pegam 700 quilos de cocaína em cargas de papel e polpa de laranja no porto

Receita e Polícia Federal apreenderam 693 quilos de cocaína. Foto: Polícia Federal 

São Paulo, 20 de maio de 2019 - Em mais uma ação conjunta, agentes do Fisco e policiais interceptam exportação de drogas com destino aos portos de Antuérpia, na Bélgica, e Rotterdam, na Holanda

Ação conjunta da  Receita  e da  Polícia Federal , deflagrada sábado, 18, e domingo, 19, barrou o envio ao exterior de 693 quilos de cocaína . No sábado, o monitoramento por câmeras e a determinação de novo escaneamento de unidades de carga destinadas à exportação levaram à identificação do contêiner com indícios de contaminação em um lote de cinco unidades carregadas de papel, cujo destino seria o porto de Antuérpia, na  Bélgica . No contêiner, acondicionados em quinze bolsas esportivas, havia 329 quilos de cocaína.

No domingo, as equipes realizaram nova varredura. Em um carregamento de polpa de  laranja , cujo destino final seria o porto de Rotterdam, na  Holanda , foram encontrados 364 quilos da droga.

A Receita suspeita da técnica criminosa denominada 'rip-on/rip-off', em que a droga é inserida em uma carga lícita sem o conhecimento dos exportadores e importadores.

A droga interceptada ficará sob a guarda da Delegacia de Polícia Federal de Santos, que prosseguirá com as investigações.

A Assessoria de Comunicação Institucional da Alfândega da Receita do porto de Santos informou que, em 2017, foram confiscados na área 11.540 quilos de drogas. Em 2018, a apreensão mais que dobrou, batendo em 23.119 quilos. Este ano, de janeiro até domingo, 19 de maio, os agentes pegaram 8 toneladas e 707 quilos de entorpecentes.

 

          

Com informações do  Jornal Estadão.

*****

Esta matéria é relacionada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 3 (Saúde e Bem-Estar) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação).

Saiba mais:  http://www.agenda2030.com.br/

Todas as histórias