Embaixadoras da Juventude são premiadas em competição sobre Desenvolvimento Sustentável

Belém, 24 de setembro de 2019 - As Embaixadoras da Juventude pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Aryane Parra (24) e Karla Braga (22), foram premiadas, nesta terça-feira (24),  no Desafio Inove+, realizado na cidade de Belém (PA), e conhecido como o mais importante prêmio universitário da Região Norte na área do empreendedorismo.   

O Desafio consiste em uma competição de ideias de soluções inovadoras para a criação de novos produtos ou serviços que contribuam para o desenvolvimento do estado do Pará. A equipe composta pelas jovens alcançou o segundo lugar da competição.

Durante o desafio, que durou quatro semanas, as participantes tiveram imersões com temáticas voltadas para o desenvolvimento de negócios. O resultado foi a fundação da "LAMAZÔNIAS". A startup busca, por meio de uma plataforma que fomenta o rastreio de "produtos verdes", fortalecer e desenvolver cadeias produtivas na Amazônia. Um dos objetivos é aumentar a renda dos produtores da sociobiodiversidade amazônica.

A iniciativa somente pôde tomar forma a partir do treinamento em inovação e liderança oferecido pelo Programa Embaixadores da Juventude, realizado pelo UNODC em parceria com o Instituto Caixa Seguradora e que tem a Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável com base.

Para Aryane, "a iniciativa do UNODC com o Instituto Caixa Seguradora trouxe novas energias para desenvolver outros mecanismos de impacto social que contribuíssem para a concretização da Agenda 2030 na Amazônia", comentou.

O LAMAZÔNIAS busca ser uma maneira eficiente de ligar o cliente ao produtor sustentável. Aryane explica como funciona a iniciativa: "começamos com a agricultura familiar e a produção de alimentos orgânicos. No momento, estamos rastreando produtores certificados para cadastrar na nossa plataforma. Assim, a LAMAZÔNIAS vai fomentar o ODS 2 na região, para favorecer a segurança alimentar e promover a agricultura sustentável", afirmou.

"Ao conferir rastreabilidade aos produtos, garantimos ao consumidor que eles não têm origem em práticas que degradam o meio ambiente ou nossos povos e comunidades tradicionais. Dessa maneira, a nossa plataforma garante ao agricultor familiar da região amazônica uma alternativa de comercialização e de geração de renda", acrescentou a jovem.

Já Karla reconhece a importância da conexão estabelecida com a juventude local para o desenvolvimento da start-up premiada. "O mais lindo de tudo é ver que não somente eu e ela, mas diversos jovens se uniram para criar projetos incríveis em prol de uma transformação sonhada e tanto pedida pelo nosso ecossistema Amazônico", afirmou.

As jovens se conheceram durante a 4ª edição do Programa Embaixadores da Juventude, realizada em Belém, em junho de 2019.

Programa Embaixadores da Juventude

A iniciativa, lançada em 2016 pelo UNODC em parceria com o Instituto Caixa Seguradora, visa a desenvolver o perfil de liderança competências pessoais e inter-relacionais entre jovens entre 18 e 25 anos de idade. Tendo a Agenda 2030 das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável como eixo principal de atuação, o Programa encoraja a autonomia, a resiliência e a liderança entre jovens, além de fortalecer a representação de seus beneficiários em espaços nacionais e internacionais de tomada de decisão. Desde sua criação, quatro cursos de capacitação já foram realizados, em Brasília, Salvador e Belém, e cerca de 100 jovens foram beneficiados.


*****  

 

Saiba mais:  http://www.agenda2030.com.br/

Todas as histórias