UNODC seleciona jovens para participar do evento "Hackathon for Justice", nos EUA

 

Brasília, 19 de setembro de 2019 - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) abre inscrições para o evento de Programação "Hackathon for Justice", a ser realizado na sede do Banco Mundial, em Washington, DC. O Brasil está na lista de países prioritários, e podem se candidatar jovens entre 13 e 18 anos, matriculados no Ensino Fundamental e Médio, com habilidades em programação e conhecimento da língua inglesa. O UNODC financiará a participação da delegação selecionada.

A atividade é co-organizada pela Africa Teen Geeks, UNODC e Banco Mundial. Com o tema "Direitos, Tecnologia e Desenvolvimento", a equipe organizadora busca estratégias inovadoras para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no âmbito do Estado de Direito. O evento será realizado durante a Semana de Direito, Justiça e Desenvolvimento (LJD), de 5 a 7 de novembro, na sede do Banco Mundial.

Até 30 jovens programadores serão selecionados para colaborar no desenvolvimento de soluções tecnológicas para acelerar a implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável - ODS16 (Paz, Justiça e Instituições Fortes). Eles terão a oportunidade de demonstrar suas habilidades e receberão orientação de engenheiros experientes e especialistas da ONU.

O "Hackathon for Justice" visa a apoiar a implementação do Programa Global do UNODC para a implementação da Declaração de Doha. Adotada em 2015 pelos Estados-membros das Nações Unidas, a Declaração reafirma o compromisso de seus signatários em integrar temas referentes ao Estado de Direito na ampla agenda das Nações Unidas. A iniciativa "Educação para a Justiça" (E4J, sigla em inglês) foi, então, desenvolvida, para criar e disseminar materiais educativos sobre questões de prevenção ao crime, justiça criminal e outros aspectos do Estado de Direito em todos os níveis educacionais.

A inscrições deverão ser feitas individualmente, e jovens de todo o país poderão compor a delegação brasileira.

Para enviar sua candidatura acesse o site: www.hackathonforjustice.org.

Onde?
Washington - DC. Estados Unidos

Quando?
Entre 5 e 7 de novembro de 2019

O desafio
O tema do Hackathon deste ano é o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável - ODS16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes). A finalidade é fazer com que seus participantes auxiliem seus pares no desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras para os desafios nas seguintes áreas:
●   corrupção, integridade e ética;
●   prevenção ao crime e justiça criminal;
●   crimes cibernéticos;
●   crime organizado;
●   tráfico de pessoas;
●   tráfico de armas;
●   terrorismo e extremismos violentos.

Quem pode participar?
Jovens criativos e criativas:
a) entre 13 e 18 anos de idade; 
b) regularmente matriculados(as) no Ensino Fundamental ou Médio;
c) desenvolvedores e desenvolvedoras com habilidades básicas em programação e alguma experiência com uma ou mais das seguintes tecnologias/linguagens: Java, C++, Python, Android, IOS, AR/VR;
d) com proficiência básica em inglês;
e) entusiastas de usar suas habilidades tecnológicas para o bem social e contribuir para a criação de sociedades pacíficas, inclusivas e justas;
f) passaporte válido.


*****  

 

Saiba mais:  http://www.agenda2030.com.br/

Todas as histórias