UNODC realiza treinamento sobre uso de substâncias psicoativas  para formuladores de políticas 

Brasília, 22 de outubro de 2019 - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) realiza nesta semana, em Brasília, uma capacitação sobre natureza, prevenção e tratamento de transtornos relacionados ao uso de drogas. O encontro reúne cerca de 50 pessoas entre representantes dos governos federal, estaduais e do Distrito Federal envolvidos na prevenção, no tratamento, na reinserção social de usuários e no combate ao tráfico. 

A capacitação foi organizada em parceria com o Ministério da Cidadania e a Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred) com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos, por meio do Bureau Internacional de Narcóticos e Aplicação da Lei (INL, na sua sigla em inglês).

Abertura

A mesa de abertura, nesta terça-feira (22), contou com a presença de Quirino Cordeiro Junior (secretário de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania),  Kristian Hölge (representante do UNODC para Peru e Equador), James Laverty (adido do Drug Enforcement Administration (DEA, na sua sigla em inglês).

Para Quirino Cordeiro, a qualificação dos profissionais, incluindo gestores locais, é um dos objetivos da pasta. "Este é um momento especial para o governo brasileiro porque acreditamos que é extremamente importante que as mudanças nas políticas que estamos realizando no Brasil, a partir deste ano, sejam acompanhadas por um processo forte de capacitação dos profissionais que trabalham, efetivamente, na execução das políticas públicas", apontou o secretário.

Prevenção e tratamento valem a pena

Segundo Kristian Hölge, este workshop enfocará principalmente as Normas Internacionais de Prevenção do UNODC e as Normas Internacionais para o Tratamento de Substâncias para o Uso de Substâncias da UNODC-OMS que identificam os principais componentes e características de um sistema eficaz de prevenção e tratamento de drogas baseado em evidência científica. O tratamento de transtornos por uso de substâncias deve sempre ser consistente com as convenções das Nações Unidas existentes. Além disso, "o Relatório Mundial sobre Drogas do UNODC de 2019, aponta que  275 milhões de pessoas, entre 15 e 64 anos, consumiram drogas, ao menos alguma vez em 2016. O relatório diz ainda que as mortes causadas diretamente pelo uso de drogas tiveram um aumento de 60%, entre os anos de 2000 a 2015. "Por isso, há que se buscar mecanismos de combate ao uso de drogas, baseados em evidências científicas e que sobretudo coloquem as pessoas em primeiro lugar. Não deve existir lugar para improvisação", afirmou Kristian.

"As convenções internacionais de controle de drogas foram criadas para proteger e promover a saúde pública, particularmente de grupos vulneráveis, como crianças e adolescentes em risco, pessoas marginalizadas, excluídas, ou pessoas com uma história de trauma emocional, problemas psicológicos e distúrbios de saúde mental concomitantes", salientou.

Kristian Hölge reafirmou que em 2016, a Sessão Especial da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre o Problema Mundial das Drogas (UNGASS) reconheceu que o problema das drogas é uma responsabilidade comum compartilhada, exigindo enfoque integrado, multidisciplinar, equilibrado, amplo e baseado em evidências científicas.

James Laverty, adido do Drug Enforcement Administration (DEA), falour sobre o aumento do número de usuários de cocaína e a diminuição do preço da droga. "Na década de 90 havia 14 milhões de usuários regulares de cocaína e, atualmente, existem 21 milhões. A produção de cocaína mais que dobrou na Colômbia, no Peru e na Bolívia. Nos últimos anos, as apreensões de cocaína têm sido crescentes. Como resultado, o preço da droga no mercado diminuiu em cerca de 60%", pontuou.

Já a coordenadora de Programas Globais de Tratamento para Dependentes Químicos do UNODC, Elizabeth Saenz, também reforçou que o foco das ações deve estar nas pessoas. "Nosso papel é acompanhar os governos no sentido de proteger a vida dos seres humanos, proteger os direitos das pessoas que são afetadas pela dependência das drogas ou são vulneráveis a desenvolver um problema pelo uso das substâncias", pontuou.

"Este treinamento é uma ferramenta dinâmica que pode ser adaptada às necessidades dos países, cujo objetivo é promover o conhecimento, o entendimento, o escopo e o potencial do sistema de saúde e educação para o controle de drogas.", acrescentou.

Manual de treinamento do UNODC

O UNODC utiliza um manual de treinamento para orientar a criação de ações eficazes de prevenção e tratamento do uso de drogas com base em evidências científicas. Essa ferramenta visa a apoiar os Estados-membros no desenvolvimento de políticas, estratégias, programas e intervenções adequadas para prevenir o uso de drogas e aumentar a disponibilidade e acesso à rede de atendimento por parte de pessoas afetadas pelo uso de drogas e transtornos associados.

Desenvolvido especialmente para formuladores de políticas, o manual tem por objetivo melhorar o conhecimento, a compreensão e o alcance intersetorial do controle de substâncias psicoativas e, assim, melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas. 

****

Saiba mais:   http://www.agenda2030.com.br/