Combater a corrupção para impulsionar o desenvolvimento sustentável: Conferência da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção começa em Abu Dhabi

 

Abu Dhabi, 16 de dezembro de 2019 - A principal conferência anticorrupção do mundo começou hoje em Abu Dhabi com um apelo para se avançar nos esforços para prevenir e combater a corrupção para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

"Vocês se encontram em um momento crítico. Ao entrarmos na Década de Ação para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, devemos nos unir contra a corrupção para impedir o esgotamento de recursos causado por fluxos financeiros ilícitos", disse o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, em sua mensagem à oitava sessão da Conferência dos Estados Partes da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção.

"A corrupção ameaça o bem-estar de nossas sociedades, o futuro de nossos filhos e a saúde de nosso planeta. Ela deve ser combatida por todos, para todos."

O diretor-executivo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Yury Fedotov, enfatizou o papel da corrupção na facilitação do crime, e outras ameaças, chamando a corrupção de "o sinistro facilitador de alguns dos piores problemas que enfrentamos".

Ele disse: "Ao prevenir e conter a corrupção, podemos reduzir sua contribuição para a instabilidade. Podemos impedir que a corrupção prolongue os conflitos e tire a paz. Podemos controlar os fluxos financeiros ilícitos e devolver os recursos para onde são necessários. Ao interromper o abuso da confiança pública para obter ganhos pessoais, podemos restaurar a confiança necessária e investir em nosso futuro".

A Convenção contra a Corrupção, com 186 Estados Partes, é o único instrumento anticorrupção universal juridicamente vinculativo. A cada dois anos, os Estados Partes reúnem-se para analisar a aplicação da Convenção e debater a melhor forma de os Estados combaterem a corrupção.

O encontro, que tem duração de uma semana, reúne mais de 1.300 participantes de países ao redor do mundo. Serão analisadas cerca de 15 propostas de resolução. Entre os temas a serem discutidos na oitava sessão estão a prevenção, a recuperação de ativos e a cooperação internacional, bem como os preparativos para a sessão extraordinária da Assembleia Geral contra a corrupção, a ser realizada em 2021.

"O trabalho que começamos em Abu Dhabi vai manter os holofotes internacionais na corrupção até o próximo ano e para lém dele, preparando para a primeira Sessão Especial da Assembleia Geral contra a corrupção em 2021", disse Fedotov, diretor-executivo do UNODC. "o momento oferece uma chance genuína de chegar a um acordo sobre novas abordagens e buscar soluções inovadoras para as ameaças de corrupção enfrentadas por todos os nossos países."


*****  

 

Para saber mais:  http://www.agenda2030.com.br/

Todas as histórias