Declaração do diretor-executivo do UNODC, Yury Fedotov,

no Dia Internacional de Combate à Corrupção

Viena, 9 de dezembro de 2019 - A corrupção afeta a vida diária das pessoas e as impede de ter acesso a recursos e oportunidades. Ao corroer a confiança nas instituições públicas e comprometer o contrato social, a corrupção frustra nosso projeto de construir um mundo melhor.

À medida que entramos em uma década de ações ambiciosas para se atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a tempo, intensificar os esforços para erradicar a corrupção e promover a boa governança são medidas essenciais no cumprimento de nossa promessa global de não deixar ninguém para trás. Vencer a luta contra a corrupção é criar as condições necessárias para combater efetivamente a pobreza e as desigualdades decorrentes dela.

Vozes dos jovens precisam ser ouvidas

Nos últimos quinze anos, houve notável progresso na criminalização da corrupção e na recuperação de ativos, graças à Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (UNCAC), quase universalmente ratificada. Há dez anos, a implementação da convenção se beneficia de um mecanismo único de revisão por pares, que serve como um estímulo para os países iniciarem ações legislativas, fortalecerem suas instituições e aumentarem a cooperação.

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) ajuda a comunidade internacional a transformar a convenção em ações e avançar na agenda global anticorrupção.

Uma parte importante disso é contribuir com os preparativos para a primeira sessão especial da Assembleia Geral da ONU contra a corrupção em 2021.

Para criar um momento inclusivo para essa ocasião importante, precisamos ouvir as vozes dos jovens que exigem transparência e provocam mudanças perceptíveis, agindo em suas comunidades.

Devemos capturar todo o potencial de inovação na luta contra a corrupção e aproveitar a tecnologia para monitorar, denunciar, conscientizar e deter aqueles que a usam para praticar seus crimes.

Não podemos permitir que a corrupção ameace nosso futuro. Ao permanecermos unidos contra a corrupção, defendemos a justiça, protegemos o Estado de direito e aumentamos as chances de que a prosperidade em nossas sociedades possa ser compartilhada por todos.

******


  

 

 

 

 

 

Saiba mais:   http://www.agenda2030.com.br/

   Todas as histórias