Mensagem do secretário-geral da ONU, António Guterres, no Dia Internacional de Combate à Corrupção

Viena, 9 de dezembro de 2019 - Todos os anos, trilhões de dólares - o equivalente a mais de cinco por cento do Produto Interno Bruto global - são pagos em subornos ou desviados por meio de práticas corruptas que minam seriamente o Estado de direito e incitam crimes como o tráfico ilícito de pessoas, de drogas e de armas.

A evasão fiscal, a lavagem de dinheiro e outros fluxos ilícitos desviam recursos extremamente necessários para escolas, hospitais e infraestruturas essenciais; fundos que são essenciais para o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

As pessoas têm razão em ficar com raiva. A corrupção ameaça o bem-estar de nossas sociedades, o futuro de nossos filhos e a saúde de nosso planeta. Ela deve ser combatida por todos, para todos.

Como vimos em sua mobilização por ações climáticas mais ambiciosas e por uma globalização mais justa, é fascinante ver jovens exigindo responsabilide e justiça como uma maneira de abordar e erradicar práticas corruptas.   

Temos de nos unir contra a corrupção para impedirmos a drenagem de recursos causada por fluxos financeiros ilícitos. A Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, ratificada por quase todos os países do mundo, nos fornece os meios para reforçar o nosso compromisso de abordar essa questão.

No final deste mês, os Governos se reunirão em Abu Dhabi para revisar o progresso alcançado e se preparar para a primeira sessão especial da Assembleia Geral da ONU contra a corrupção em 2021. Clamo a todos que tomem medidas decisivas para tornar a luta contra a corrupção uma prioridade.

Neste Dia Internacional, incentivo as pessoas de todos os lugares a continuar trabalhando em soluções inovadoras para vencer a batalha contra a corrupção e garantir que recursos preciosos sirvam aos povos do mundo.


*****  

 

To know more:  http://www.agenda2030.com.br/

  Todas as histórias