Lançamento Nacional do Portal E-Democracia e da Comunidade Virtual sobre Combate às Drogas

Discurso Bo Mathiasen

Senhoras e senhores, boa tarde.

É uma honra representar o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, o UNODC, neste momento em que o Poder Legislativo do Brasil faz o lançamento nacional do Portal i-Democracia e da Comunidade Virtual Legislativa sobre Combate às Drogas.

Sabemos que as mídias sociais assumem cada vez mais destaque na vida de todos os cidadãos, no mundo inteiro. A revolução tecnológica provocou enormes mudanças na forma como nos comunicamos e que se refletem no nosso dia-a-dia.

Os avanços na esfera das tecnologias da informação nos permitiram, primeiro, ter acesso a notícias e acontecimentos em quase todas as partes do mundo, por meio da internet. Mas não apenas isso. Também ganhamos voz como indivíduos dentro de uma rede virtual global, que nos permite o intercâmbio sobre os mais diversos assuntos, bem como o acesso direto a pessoas, em outros tempos inacessíveis.

É justamente esta possibilidade de interação e de aproximação do cidadão que a Câmara dos Deputados promove por meio do i-Democracia, reforçando o seu papel no modelo político democrático de representação do povo.

Permitir, facilitar, estimular, incentivar e mobilizar a sociedade brasileira a participar ativamente do debate sobre as atuais políticas públicas sobre drogas é de uma importância fundamental. Pois é o cidadão quem pode trazer à tona as dificuldades e possíveis soluções para os problemas enfrentados nos lares, nas ruas, nas grandes cidades ou nos lugares mais remotos, de um país de tamanho continental como o Brasil.

Senhores, como disse uma vez um grande filósofo italiano e que teve suas palavras inseridas na Constituição Brasileira, "Todo poder emana do povo" e é da sociedade, seguindo os seus costumes, de onde emanam as leis.

Parabéns por esta iniciativa que fortalece os valores democráticos tão caros às Nações Unidas e que reflete o compromisso do Poder Legislativo Brasileiro com a construção de uma sociedade mais participativa, transparente e comprometida com os valores da Democracia e os Direitos Humanos.

Muito obrigado.

Câmara dos Deputados, Brasília, 15 de junho de 2011