Capacitação Treatnet Fase II em Manaus

Bo Mathiasen

Senhoras e senhores, bom dia.

É uma satisfação para mim como representante do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) no Brasil e Cone Sul receber, aqui em Manaus,tantos profissionais - técnicos e especialistas em saúde - entre médicos, psiquiatras, psicólogos, enfermeiras, professores universitários, estudantes, sociólogos e assistentes sociais, que participarão da capacitação TREATNET fase II.

A metodologia do treinamento que será aplicado durante toda esta semana foi desenvolvida na primeira fase do projeto TREATNET, com a participação do UNODC, da Organização Mundial de Saúde, da Universidade da Califórnia em Los Angeles e de técnicos e especialistas em saúde mental de 20 países.

O TREATNET II busca desconstruir a visão de um passado recente em que a dependência de álcool e outras drogas era vista isoladamente, ou como um problema social, farmacológico, de educação, ou fruto de uma conduta inapropriada que deveria ser punida.

Hoje, sabemos que o uso problemático de drogas é uma questão de saúde multifatorial e que pode e deve ser tratada.

Aprendemos que existem intervenções eficazes de prevenção e de tratamento em diversos países. E é justamente a troca de experiências, baseadas em evidências, que queremos conseguir com este treinamento.

Observamos que os melhores resultados no atendimento ao uso problemático de drogas são alcançados quando se aplica um enfoque multidisciplinar, incluindo intervenções farmacológicas e psicossociais diversificadas, orientadas para atender diversas populações, respeitando a diversidade sócio-cultural de cada uma delas.

Muitas vezes, o uso abusivo de drogas pode estar associado a outros fatores como problemas de saúde, violência e exclusão social. É muito difícil calcular os custos da droga-dependência para a sociedade. Mas,algumas pesquisas mostram que investir em tratamento gera economia em termos de redução de vítimas de crimes e do gasto com o sistema de Justiça Criminal.

Por isso, o UNODC vem dialogando com os governos e parceiros de diferentes países para envolver todos os atores da sociedadena formulaçãode políticas coordenadas que ofereçam serviços de tratamento com base em evidências científicas e que sejam capazes de responder de forma eficaz.

Estas respostas devem, sempre, atender às necessidades da sociedade sob uma perspectiva de respeito aos Direitos Humanos.

No Amazonas, o TREATNET ocorre pela segunda vez no âmbito do Plano Integrado das Nações Unidas para o Estado do Amazonas -o Amazonaids. Trata-se de uma ação coordenada pelo UNAIDS e que conta com o apoio de mais 10 órgãos do Sistema das Nações Unidas no Brasil.

Este plano integrado traz o Amazonas para o centro de várias atividades da ONU no Brasil. Trata-se de uma região com diversos desafios. O Amazonas faz fronteira direta comdois dos principais países produtores da folha de coca - Colômbia e Peru. Isto torna o estado mais vulnerável às questões relacionadas ao tráfico internacional de entorpecentes, em especial, a região do Alto Solimões, para onde seguiremos amanhã.

A população do Alto Solimões sente as consequências diretas e indiretas de atividades relacionadas ao tráfico de drogas. Parte significativa dos detentos da unidade prisional de Tabatinga, por exemplo, teve alguma associação com o mercado ilícito de drogas. Retaliações, muitas vezes violentas, também são frequentes com pessoas endividadas com o narcotráfico.

Existe ainda uma crescente e urgente demanda por serviços de atenção integral ao uso problemático de álcool e outras drogas.

Enfim, senhoras e senhores, como podemos ver, o problema das drogas, seja ele na sua produção e comercialização, seja ele nas consequências que o seu uso abusivo pode trazer para a saúde, são responsabilidades comuns a todos. Enquanto, por um lado os países da região devem cooperar para combater o crime organizado relacionado às drogas, por outro precisamos garantir ao usuário problemático um tratamento digno e eficaz.

Por isso, o UNODC, com o apoio do UNAIDS e do Grupo Gestor do Amazonaids, participa desta missão conjunta e implementa mais uma vez a capacitação TREATNET com o fim de promover atenção integral para pessoas em situação de uso problemático de álcool e outras drogas baseado em evidências científicas e éticas.

Afinal, o acesso a serviços de saúde de qualidade, que garantam uma atenção integral, inclusiva e digna são um direito de todas e todos.

Muito obrigado.

Manaus, Amazonas. 22 de agosto de 2011