I Oficina das Escolas de Redução de Danos do SUS

Discurso Bo Mathiasen

Senhoras e senhores,

Boa tarde,

É uma satisfação para mim como representante do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) no Brasil e Cone Sul receber todas e todos nesta Primeira Oficina das Escolas de Redução de Danos do Sistema Único de Saúde.

A realização desta Oficina representa a primeira atividade concreta de mais uma parceria do UNODC com o Ministério da Saúde. Temos um histórico importante de apoio às ações de redução de danos por meio das atividades implementadas com o Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais, desde 1994. O trabalho com a Área Técnica de Saúde Mental, especialmente nesta proposta de qualificação das ações de redução de danos, se soma a uma experiência de grande valor para o UNODC no Brasil.

Este ano formalizamos esta nova parceria com o início das atividades de um projeto assinado em dezembro de 2010 com enfoque na "Atenção Integral a Crianças e Jovens em Situação de Vulnerabilidade e Risco para a Violência e Uso de Álcool e Outras Drogas".

Hoje, com a realização desta Oficina, que espero seja a primeira de muitas, damos mais um passo rumo à promoção de uma atenção com mais qualidade, uma atenção que busca, acima de tudo, garantir, com a maior segurança possível, a saúde e o acesso a serviços de saúde, do usuário de drogas.

Trata-se de uma demonstração da união de esforços entre o Governo e organismos internacionais na promoção e proteção dos Direitos Humanos de todas e todos.

Nesse sentido, esta pareceira atende a uma das mais recentes publicações internas do UNODC, na qual se estabelece que os direitos humanos devem ser respeitados, protegidos e promovidos em todas as atividades do UNODC, sem exceção.

Sabemos que o Brasil tem experiência e é citado por suas boas práticas na implementação da estratégia de redução de danos junto a usuários de drogas. Desde os anos 90, o país implementa políticas eficientes. Portanto, é preciso investimento permanente na qualificação de um trabalho que na prática tem sua eficiência e eficácia comprovadas.

O acesso a serviços de saúde de qualidade, que garantam uma atenção integral, inclusiva e digna, é um direito de todas e todos.

Muito obrigado.

14-15 de Novembro de 2011

Brasília