UNODC Lança Edital de Apoio a Projetos sobre HIV Desenvolvidos por Organizações da Sociedade Civil

 

Prazo final para envio de proposta: 20 de março de 2017

 

Com base em dados recentes do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS), as novas infecções de HIV entre pessoas que usam drogas injetáveis continua a aumentar.

Ao final da Sessão Especial da Assembleia Geral das Nações Unidas sobre Drogas, realizada  em 2016, foi aprovado um documento final que solicita a tomada de "medidas eficazes destinadas a minimizar as consequências adversas para a saúde pública e as consequências sociais do abuso de drogas, incluindo programas adequados de terapia medicamentosa, programas para pessoas que usam drogas injetáveis, bem como tratamento antiretroviral e outras intervenções relevantes que impeçam a transmissão do HIV, hepatite viral e outras doenças associadas ao consumo de drogas".  Esse esforço está contido também nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), quando se propõe a acabar com a epidemia de Aids até 2030.

O apoio às organizações comunitárias no desenvolvimento e implementação de programas relacionados ao HIV é um facilitador essencial para construir uma resposta efetiva.

O UNODC é a agência parceira do UNAIDS para atividades de prevenção, tratamento e cuidado para HIV entre pessoas que usam drogas e pessoas privadas de liberdade. Tem também como missão apoiar alguns países prioritários (entre eles, o Brasil) no desenvolvimento de programas de HIV que estejam baseados nos direitos humanos, em evidências científicas e na perspectiva de gênero.

Objetivo:

O principal objetivo desse programa edital é reforçar a capacidade das organizações da sociedade civil - em particular as organizações de base comunitária - para abordar a prevenção, o tratamento, os cuidados e o apoio ao HIV entre pessoas que usam drogas injetáveis e pessoas privadas de liberdade.

Categorias temáticas:

Categoria 1: Fortalecer a capacidade das organizações da sociedade civil, em particular das organizações de base comunitária, na implementação dos serviços e programas de HIV

Categoria 2: Fortalecer a capacidade das organizações da sociedade civil, em especial das organizações comunitárias, na gestão e na liderança de programas baseados em resultados

Categoria 3: Fortalecer a capacidade das organizações da sociedade civil, em particular das organizações de base comunitária, no desenvolvimento de parcerias sustentáveis ​​com os atores governamentais e parceiros locais

Resultados esperados:

Categoria 1: Fortalecer a capacidade das organizações da sociedade civil, em especial das organizações de base comunitária, no planejamento, no desenvolvimento e na implementação de serviços de HIV, de acordo com a orientação normativa pertinente do UNODC e da OMS.

Categoria 2: Fortalecer  a capacidade das organizações da sociedade civil, em especial das organizações comunitárias, na gestão e na liderança de programas baseados em resultados, abrangendo os seguintes aspectos:

- Liderança

- Pensamento estratégico

- Gestão organizacional

- Gestão, acompanhamento e avaliação de desempenho

- Gerenciamento de Projetos

- Gestão financeira

- Acesso a recursos de informação

- Advocacy e mobilização

Categoria 3: Fortalecer a capacidade das organizações da sociedade civil, em particular das organizações de base comunitária, na criação de parcerias / colaboração estratégicas e de redes profissionais.

Valor a ser financiado: até US$ 30.000,00 (Trinta mil dólares estadunidenses).

Prazo para envio: 20/03/2017

Acesse o edital completo: http://www.unodc.org/documents/hiv-aids/Grants2017/Call_for_Proposals_2017.pdf

Acesse o formulário de inscrição: http://www.unodc.org/documents/hiv-aids/Grants2017/Grant_Application_Template.docx

Acesse o formulário de orçamento: http://www.unodc.org/documents/hiv-aids/Grants2017/Grant_Application_Budget_Template.xlsx

Para obter mais informações: http://www.unodc.org/unodc/en/hiv-aids/call-for-proposals.html