Este módulo é um recurso para professores  

 

Materiais de Ensino Adicionais

 

Esta secção inclui links para materiais que podem auxiliar a lecionação, como apresentações Powerpoint, vídeos e casos práticos, os quais podem ajudar o palestrante a transmitir os conhecimentos abordados por este Módulo. Os palestrantes podem adaptar os diapositivos e demais recursos consoante as suas necessidades.

Apresentação em PowerPoint

  • Apresentação do Módulo 10 (TBI)

Vídeos

  • Citizen journalism (2011). Paul Lewis, TEDxThessaloniki (17 min). Neste vídeo, o jornalista Paul Lewis fala sobre os novos média, o jornalismo de cidadãos e como utilizou as plataformas e redes sociais para investigar dois assassinatos. O autor fala ainda sobre os novos níveis de transparência e de prestação de contas que estas plataformas e redes oferecem ao público.
  • Citizen journalism is reshaping the world (2012). Brian Conley, TEDxMidAtlantic (10 min). Neste vídeo, Brian Conley, Director da Small World News, explica como o jornalismo de cidadãos é importante no mundo moderno, contando histórias de vários jornalistas que foram presos por causa das suas ações.
  • Fighting Corruption in the Developing World (2016). James D Long, TEDxUofW (30 min). Neste vídeo, James D Long apresenta uma visão geral sobre o que os indivíduos e a sociedade civil podem fazer para combater a corrupção e o papel que a tecnologia pode ter na luta contra a mesma. A conversa ilustra como cidadãos “normais” com recursos limitados podem ter um impacto na luta contra a corrupção ao serem inovadores, engajados, dedicados e corajosos.
  • How I named, shamed and jailed (2013). Anas Aremeyaw Anas, TED2013 (12 min). O jornalista Anas Aremeyaw Anas divulgou dezenas de histórias de corrupção e de crime organizado por todo o Gana – sem nunca revelar a sua identidade. Nesta palestra (em que o seu rosto permanece escondido), Anas mostra imagens das suas investigações e demontra a importância de enfrentar a injustiça.
  • How the Panama Papers journalists broke the biggest leak in history (2016). Gerard Ryle, TED Summit (13 min). Nesta TED Talk, Gerard Ryle revela como a investigação do caso Panama Papers foi conduzida.
  • How to Expose the Corrupt (2009). Peter Eigen, TEDxBerlin (16 min). Nesta conversa, Peter Eigen descreve o contra-ataque à corrupção levado a cabo pela sua organização, a Transparência Internacional. 
  • My battle to expose government corruption (2012). A jornalista Heather Brooke divulgou as despesas financeiras do Parlamento Britânico que levaram a um grande escândalo político em 2009. A autora exorta o pública a fazer perguntas aos seus líderes por meio de plataformas, como pedidos de acesso à informação – e, finalmente, a receber algumas respostas.
  • Why young people should care about corruption (2019). Transparência Internacional (4 minutos). Podem os jovens terminar com a corrupção? Porque devem sequer importar-se com ela? Porque é importante participar em eleições? Estas são algumas das questões que a Transparência Internacional colocou a jovens do Panamá aquando do Dia Internacional da Juventude. 

Websites

  • Curbing corruption – um centro de conhecimento que oferece várias ferramentas e materiais sobre reformas anticorrupção.
  • Involve – fornece uma vasta quantidade de ferramentas, estudos de caso e publicações sobre a participação dos cidadãos na tomada de decisões e na construção da democracia.
  • International Association for Public Participation – (IAP2) oferece uma gama rica de recursos para ajudar organizações, decisores políticos e profissionais a melhorar a qualidade da participação do público, os quais podem ser utilizados para estudos de caso ou discussões durante a aula.

Estudos de caso, notícias e blogs

 
Seguinte: Guia para desenvolver uma disciplina autónoma
Regressar ao início