Este módulo é um recurso para professores  

 

Exemplo de Estrutura de Aula

 

Esta secção contém recomendações para uma exposição organizada e temporalmente adequada dos conteúdos, com vista ao alcance dos objetivos da aprendizagem, numa palestra de três horas. O palestrante pode querer desconsiderar ou reduzir alguns dos pontos abaixo indicados para despender mais tempo com outras atividades, como a introdução, a realização de atividades quebra-gelo, a apresentação de conclusões ou a realização de pequenos intervalos. A estrutura pode ser adaptada para aulas mais curtas ou mais longas, considerando que a duração das mesmas varia de país para país.

Introdução (10 minutos)

  • Discutir os objetivos, os objetivos de aprendizagem e a metodologia de ensino adotadas nas aulas. 

Visão geral sobre a corrupção no setor privado (60 minutos)

  • Descrever as diferenças entre a corrupção no setor público e a corrupção no setor privado, bem como as formas, manifestações e causas da corrupção no setor privado.
  • Discutir com os estudantes a razão pela qual é importante combater a corrupção no setor privado e enfatizar as suas consequências no contexto empresarial. O palestrante é incentivado a utilizar métodos interativos, tais como Perguntas e Respostas e pequenas apresentações.
  • Realizar o Exercício 1.

Como combater a corrupção no setor privado? (50 minutos)

  • Apresentar os vários meios de resposta à corrupção no setor privado, como a responsabilidade das pessoas coletivas, a suspensão e exclusão, etc.
  • Discutir a mudança de abordagens jurídicas para abordagens comportamentais no tratamento da corrupção no setor privado e fornecer uma visão geral sobre as diferentes abordagens de prevenção da corrupção no setor privado, incluindo os programas de ética e compliance, métodos de avaliação do risco e de devida diligência dos parceiros de negócio.
  • Realizar os Exercícios 2, 3 ou 4 (se houver tempo, o palestrante pode optar por realizar mais do que um exercício durante esta parte da aula)

Ação coletiva e parcerias público-privadas (50 minutos)

  • Discutir a necessidade de ações coletivas para combater a corrupção e fornecer aos estudantes exemplos práticos de iniciativas de ação coletiva de empresas em diferentes setores e países.
  • Realizar o Exercício 5.

Conclusão (10 minutos)

  • Sumarizar as principais ideias resultantes deste Módulo, dar aos estudantes uma questão para refletirem em casa. Um exemplo pode ser: Quais são os aspetos mais destrutivos da corrupção no setor privado no seu país ou região, e qual a melhor forma de lidar com eles?
 
Seguinte: Leitura essencial
Regressar ao início