Este módulo é um recurso para professores 

 

Materiais de ensino adicionais

 

Esta secção inclui links para materiais que podem auxiliar a lecionação, como apresentações Powerpoint, vídeos e casos práticos, os quais podem ajudar o palestrante a transmitir os conhecimentos abordados por este Módulo. Os palestrantes podem adaptar os slides e demais recursos consoante as suas necessidades.

Apresentação em Powerpoint

  • Apresentação do Módulo 6 (TBI)
 

Vídeos

  • Vídeos de Prevenção da Corrupção (2019). Comissão Australiana de Integridade Policial (8 min). A ACLEI desenvolveu uma série de vídeos curtos (cada vídeo tem, aproximadamente, 90 segundos de duração) para uma melhor consciencialização e compreensão das vulnerabilidades da corrupção que surgem no decurso das investigações.
  • A tecnologia por detrás das Bitcoins pode enfrentar a corrupção (2017). Vice News; HBO (3 min). Este vídeo discute como a tecnologia blockchain pode ser utilizada como uma ferramenta anticorrupção.
  • Blockchain além das bitcoins (2018). Valerie Hetherington, TEDxDeerfield (14 min). Nesta TED Talk, Valerie Hetherington explica como funciona a tecnologia blockchain e explora as suas possíveis aplicações, mormente como ferramenta para aumentar a transparência e prevenir a corrupção.
  • Deteção de fraudes através da mineração de dados (2015). Jeremy Clopton, Audimiation Services (53 min). Este webinar discute como as empresas podem utilizar a mineração de dados para detetar a fraude. Apresenta estudos de casos sobre como as organizações podem aplicar métodos de análise de dados. 
  • Conheca Rosie, o Bot de I.A. que ajuda a detetar a corrupção no Brasil (2017). France 24 (2 min). Este vídeo demonstra como a inteligência artificial pode ser usada para detetar a corrupção em São Paulo, Brasil.
  • Como os denunciantes moldam a história (2018). Kelly Richmond Pope, TEDxDePaulUniversity (12 min). Nesta TED Talk, Kelly Richmond Pope partilha histórias sobre alguns dos mais conhecidos denunciantes da história da humanidade.
  • Guerra contra os Denunciantes (2017). Brave New Films (1h 8 min). Este filme apresenta a história de quatro denunciantes, nomeadamente Edward Snowden e David Carr, os quais expuseram um conjunto de ações e abusos governamentais aos meios de comunicação social. O mesmo discute os desafios que os denunciantes têm de ultrapassar em vários países.
  • A importância dos denunciantes (2016). Robert G. Vaughn, The Real News Network (18 min). O Professor Robert G. Vaughn da American University Washington College of Law fala sobre a importância das leis de proteção de denunciantes a partir de diferentes perspetivas.
 

Estudos de caso, notícias e blogs

 

Outros materiais

  • KickBack: The Global Anti-Corruption Podcast: Este podcast apresenta entrevistas regulares com os principais especialistas na luta contra a corrupção, desde a academia, à política, ativistas, jornalistas, etc. O podcast tem como objetivo promover o debate e discussões sobre questões importantes no campo da corrupção, a partir de diferentes perspetivas. Dada a duração de cada episódio (média: 45 minutos), o palestrante pode indicá-lo como uma tarefa a ser realizada pelos alunos antes da palestra.
  • Observatório para a Inovação do Setor Público: Um mapa preparado pela OCDE de um conjunto de iniciativas governamentais notáveis em torno do globo, permitindo aos utilizadores procurar por “Indicadores de Governo Aberto”, como a “prestação de contas”, “anticorrupção”, “dados abertos”, “integridade”, etc
 
Seguinte: Guia para desenvolver uma disciplina autónoma
Regressar ao início