Este módulo é um recurso para professores 

 

Exemplo de estrutura de aula

 

Esta secção contém recomendações para uma exposição organizada e temporalmente adequada dos conteúdos, com vista ao alcance dos objetivos da aprendizagem, numa palestra de três horas. O palestrante pode querer desconsiderar ou reduzir alguns dos pontos abaixo indicados para despender mais tempo com outras atividades, como a introdução, a realização de atividades quebra-gelo, a apresentação de conclusões ou a realização de pequenos intervalos. A estrutura pode ser adaptada para aulas mais curtas ou mais longas, considerando que a duração das mesmas varia de país para país. 

Introdução à corrupção e educação (15 minutos)

  • Pergunte aos estudantes o que pensam da corrupção em geral e o que pensam da corrupção no setor da educação em particular (se possível, use os exercícios pré-aula 1 e 2 propostos acima). Dê exemplos de diferentes manifestações de corrupção na educação.
  • Apresente um esboço básico do Módulo e os resultados expectáveis de aprendizagem.

Reconhecer os sintomas da corrupção no setor da educação (20 minutos)

  • Pergunte aos estudantes se nos seus países existe corrupção no setor da educação e como é que os mesmos se podem comparar a outros países ou realize uma atividade interativa, como a sugerida no exercício 1.
  • Apresente as principais manifestações da corrupção no setor da educação.

Os mecanismos e impactos da corrupção no setor da educação na vida real (45 minutos)

  • Dê uma pequena aula ou peça aos estudantes que façam uma breve apresentação, dando-lhe algum tempo para se prepararem durante a aula, sobre as diferentes instituições e níveis em que a corrupção no setor da educação ocorre, bem como os atores e os tipos de transações que existem (Hallak e Poisson, 2007).
  • Peça aos estudantes que discutam o que pensam ser as consequências da corrupção no setor da educação (seja trabalhando em equipas ou recolhendo opiniões individuais através do Padlet ou do Google Docs e organizando-as em categorias que devem ser apresentadas a todos os estudantes).
  • Selecione e apresente um estudo de caso dos sugeridos na secção dos exercícios. Estimule os estudantes para responderem a questões e promova a discussão, sintetizando as principais conclusões.

Causas da corrupção no setor da educação (30 minutos)

  • Divida os estudantes em equipas e dê-lhes flipcharts. Peça a metade das equipas que pensem sobre os fatores que conduzem os intervenientes no setor da educação a envolver-se em atos de corrupção. Peça à outra metade que pense em políticas que consideram ser capazes de prevenir a corrupção no setor da educação. Peça a pares de equipas de cada um dos lados que apresentem as suas conclusões (utilize sinais visuais como setas nos flipcharts ou crie pares de estudantes de forma a que um refira “o problema” e o outro “a solução”).

Possíveis políticas (10 minutos)

  • Apresente os principais tipos de políticas anticorrupção no setor da educação.
  • Selecione exemplos reais de políticas e discuta-os com os estudantes. Pergunte aos estudantes se tais políticas podem ser implementadas com sucesso na sua universidade ou no seu país.

Estudo de caso (45 minutos)

  • Selecione um dos casos de estudo sugeridos na secção dos exercícios para analisar e discutir durante a aula (por exemplo, o caso apresentado no exercício 2 irá, muito provavelmente, desencadear a discussão). Os palestrantes podem escolher o caso de estudo ou pedir aos estudantes que votem e selecionem um.
  • Forneça tempo aos estudantes para que, durante a aula, analisem o caso de estudo e, depois, peça-lhes que o discutam entre si durante alguns minutos. Quais são as principais questões levantadas?
  • Faça uma lista de questões a debater, contribuindo para a discussão de forma a garantir que as principais questões são levantadas e analisadas.
  • Atribua diferentes questões a distintos grupos, concedendo minutos adicionais para discussão e peça a cada grupo que indique um porta-voz para partilhar as suas conclusões.  
  • A discussão irá, em determinado momento, deslocar-se da questão de saber qual o problema para saber o que fazer em relação a ele, por exemplo, questionando-se que ações imediatas podem ser tomadas e quais as respostas a longo-prazo que se afiguram mais adequadas. A discussão pode desencadear-se quando um estudante disser “nada pode ser feito” ou “esta é a forma como tudo acontece”. Quando tal ocorrer, os palestrantes podem expor rapidamente as possíveis respostas à corrupção discutidas na secção deste módulo relativa à síntese dos conteúdos programáticos. Cada grupo deve depois selecionar, pelo menos, uma resposta possível e avaliar o seu potencial impacto e as dificuldades que a mesma coloca.

Conclusões e instruções para a avaliação (15 minutos)

  • Introduzir e explicar as atividades de avaliação.
  • Conclua apresentando um resumo dos principais conteúdos programáticos e apresentando alguns pontos a reter, especialmente em termos de políticas anticorrupção.
 
Seguinte: Leitura fundamental
Regressar ao início