Este módulo é um recurso para professores 

 

Conectividade e tendências de uso da tecnologia

 

Em pouquíssimos lugares da Terra a Internet é inacessível. A maioria dos países tem pelo menos um provedor de serviços de Internet que fornece infraestrutura de rede (hardware, como equipamentos, cabos e acesso sem fio) às principais cidades. Mesmo em áreas remotas, sem provedores de serviços locais de Internet, as redes globais de satélites podem fornecer acesso à Internet. 

A tecnologia de banda larga nos países em desenvolvimento é lenta, o que leva as populações desses países a usar a tecnologia móvel para acessar a Internet (Statista, 2018). Devido à disponibilidade de serviços de Internet por meio de dispositivos móveis, o uso da Internet tem crescido constantemente (Statista, 2018). Os smartphones têm ficado mais baratos e com mais recursos, e os provedores de serviços móveis têm fornecido Internet mais confiável através de redes de telefonia móvel menos custosas. Isto tem contribuído para o aumento das taxas de penetração da Internet em muitos países. O ano de 2016 foi o primeiro no qual o acesso por meio de dispositivos móveis representou a maior parte do uso mundial da Internet (Statcounter, 2016). 

A taxa de presença ou de penetração da Internet se refere à “porcentagem da população total de um determinado país ou região que usa a Internet” (IGI Global, n.d.). Em setembro de 2017, a taxa de penetração global da Internet era estimada em 51% (Statista, 2018). Consequentemente, aproximadamente metade da população do mundo tem acesso à Internet e capacidade de usá-la (consulte a Figura 1 para obter uma discriminação da taxa de penetração da Internet por região).

Figura 1

 

***** (linha vertical da tabela: América do Norte, Europa Ocidental, Oceania, Europa Oriental, América do Sul, Oriente Médio, Sudeste Asiático, América Central, Média Mundial, Ásia Central, Sul da Ásia, África). (linha horizontal da tabela: taxa de penetração) (Fontes:….) (Informação adicional:….).

Fonte: Statista (2018). Taxa global de penetração da Internet por região em setembro de 2017.

À medida que as conexões à Internet se tornam mais confiáveis ​​e mais pessoas se conectam, mais serviços tendem a ser oferecidos on-line. Por exemplo, a conectividade com a Internet é muito rápida e confiável na Coreia do Sul. A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) estima que em 2018 a Coreia do Sul alcançou uma taxa de penetração da Internet em 99,5% dos domicílios. Com tantas pessoas conectadas, o governo coreano e as empresas do país passaram a oferecer mais serviços online. Por exemplo, um cidadão multado por excesso de velocidade (automaticamente por um radar conectado à Internet) pode consultar um site governamental para visualizar as informações sobre a infração. A multa pode ser paga diretamente do site por meio de uma transferência bancária online. O procedimento pode ser completado sem uso de papel. Em alguns casos, há menos serviços governamentais em guichês presenciais do que serviços online. 

Atualmente, a China passa por uma situação semelhante em maior grau. De acordo com o 41º Relatório Estatístico sobre Desenvolvimento da Internet na China, lançado em janeiro de 2018, “a partir de dezembro de 2017, o número de usuários da Internet na China alcançou 772 milhões, com um aumento de 40,74 milhões em relação ao final de 2016. A penetração da Internet no país atingiu 55,8%, um aumento de 2,6 pontos percentuais em relação ao final de 2016… O número de usuários de Internet móvel na China chegou a 753 milhões, um aumento de 57,34 milhões em relação ao final de 2016” (p. 7). Serviços de Internet, para mensagens instantâneas, comércio eletrônico, pagamentos online, compras online ou reservas de viagens pela rede, são acessados ​​por centenas de milhões de usuários. Aplicativos como o WeChat (uma ferramenta de mensagens instantâneas) e Alipay (uma ferramenta de intermediação de pagamentos) tornaram-se essenciais em quase todos os smartphones. Dispositivos móveis, Internet móvel e esses aplicativos são tão populares que serviços públicos, pagamentos, investimentos, transporte público e privado e muitos outros serviços são totalmente integrados a eles (Kessel e Mozur, sem data). Com a oferta cada vez maior de serviços on-line – às vezes, acompanhados de uma redução de serviços presenciais –, também há mais oportunidades para o mal uso da tecnologia e o cometimento de crimes.

 
Seguinte: Cibercrimes em resumo
Regressar ao início