Este módulo é um recurso para professores 

 

Exercícios

 

Exercício 1 - Estudo de caso: Difamação on-line e direitos humanos

Em 2005, a imagem de uma mulher tornou-se viral na internet com o slogan “Dog Poop Girl” como uma tática para envergonhá-la por não ter recolhido os excrementos de seu cachorro no metrô (McCreary, 2008; Walker 2013). 

Revise o seguinte:

[Nota: vide o capítulo 9 de Maras, Marie-Helen. (2016). Cibercriminology. Oxford University Press, para mais informações e casos de difamação online]. [NT: Online shaming também é conhecida como “linchamento digital”].  

Questões para discussão

  • Que direitos essa conduta ofende?
  • A difamação é uma reação proporcional ao ato cometido pela mulher? 
 

Exercício 2 - Estudo de Caso: inexistência de legislação de cibercrimes

Em 2000, o infame vírus LOVE BUG foi distribuído por email tendo na linha de assunto o título "ILOVEYOU". O vírus era acionado quando o usuário clicava em um anexo no email (LOVE-LETTER-FOR-YOU.TXT). Assim que o usuário clicava no arquivo anexo, o malware era baixado para o seu computador e o vírus se espalhava, enviando-se aos endereços de email listados no catálogo do usuário atingido. O criador e distribuidor do vírus LOVE BUG, Onel de Guzman, residia nas Filipinas, que na época não tinha uma lei que criminalizasse essa conduta (Maras, 2014).

Questões para discussão

  • Quais são as consequências da inexistência de leis nacionais sobre crimes cibernéticos?
  • Existem outros países onde isso pode ocorrer atualmente?
 

Exercício 3 - Estudo de caso: liberdade de expressão e direito penal informático

Em agosto de 2017, um estudante tailandês foi condenado a dois anos e meio de prisão por postar no Facebook um artigo da BBC considerado ofensivo ao rei da Tailândia. O autor postou um perfil do rei em tailandês dois dias após sua entronização. O artigo foi compartilhado por mais de duas mil pessoas. O autor da postagem também foi acusado de violar a lei de crimes informáticos, praticando um delito de lesa-majestade, ao ofender a família real, um crime grave segundo a lei tailandesa.

Revise esses materiais:

Questões para discussão

  • Com quais direitos humanos a Seção ou Artigo 112 do Código Penal da Tailândia entra em conflito?
  • As restrições existentes aos direitos humanos estão em conformidade com a busca de um objetivo legítimo, de acordo com a lei existente, e são necessárias e proporcionais à ameaça que o ato cometido representa?
 
Seguinte: Exemplo de Estrutura de Aula
Regressar ao início