Este módulo é um recurso para professores 

 

Exercícios e estudos de caso

 

Esta seção contém sugestões para exercícios educacionais em sala de aula e pré-aula; também se sugere uma tarefa pós-aula, para avaliar a compreensão do Módulo pelo estudante, em uma seção separada.

Os exercícios nesta seção são mais apropriados para turmas com o máximo de 50 estudantes, em que os estudantes podem ser facilmente organizados em pequenos grupos, os quais discutem os casos ou realizam as atividades, antes que os representantes do grupo deem o feedback para a turma inteira. Embora seja possível ter a mesma estrutura de pequenos grupos em turmas maiores, incluindo algumas centenas de estudantes, é mais desafiador e o professor pode deve adaptar as técnicas de facilitação, a fim de garantir o tempo suficiente para as discussões em grupo, bem como para dar o feedback para a turma inteira. A maneira mais fácil de lidar com a exigência das discussões em pequenos grupos, em uma turma maior, é pedir aos estudantes que discutam as questões com os quatro ou cinco estudantes sentados perto deles. Dadas as limitações de tempo, nem todos os grupos conseguirão dar o feedback em cada exercício. Recomenda-se que o professor faça seleções aleatórias e tente garantir que todos os grupos tenham a oportunidade de dar o feedback, pelo menos uma vez, durante a seção. Se o tempo permitir, o professor pode fomentar uma discussão em plenária, após cada grupo ter dado o feedback.

Todos os exercícios nesta seção são adequados tanto para os estudantes de graduação quanto para os estudantes de pós-graduação. No entanto, como o conhecimento prévio dos estudantes e a exposição a esses assuntos variam consideravelmente, as decisões sobre a adequação dos exercícios devem ser embasadas nos contextos educacional e social dos estudantes. O professor é encorajado a relacionar e conectar cada exercício às questões-chave do Módulo. 

Exercícios antes da aula:  O que sabemos sobre integridade em negócios?

Esse exercício de antes da aula pode ser completado como parte do processo de preparação da aula.  Antes de assistirem a aula, peça aos estudantes para completar um ou mais dos video-módulos associados à ferramenta.

Os módulos em vídeo, que estão disponíveis em mais de 20 idiomas, sem custo, online, exploram alguns dilemas éticos que são típicos no mundo dos negócios. Alguns dos assuntos levantados estão também cobertos no presente Módulo, tais como a política de prêmios da companhia. Durante a aula o/a professor/a pode se referir aos vídeos quando discutir certos assuntos. Além do mais, o/a professor/a pode começar a aula por levantar as questões, sobre dilemas éticos, que aparecem nos vídeos. 

Orientações para o professor  

Essa ferramenta de e-learning surgiu da colaboração entre o UNODC e o UNGC.  São utilizados seis vídeo-módulos interativos para um maior entendimento sobre como se aplica ao setor privado o 10.º Princípio do UNGC, contra a corrupção, e a Convenção das Nações Unidas contra Corrupção . A ferramenta destina-se a partes interessadas do sector privado, e também pode ser útil para os estudantes que frequentem o presente Módulo. Cada vídeo dura apenas cerca de cinco minutos, proporcionando uma forma rápida e eficaz de aprender sobre a integridade empresarial. Os estudantes que completarem os seis módulos de vídeo receberão um certificado gerado por computador, o que poderá ser um incentivo que aumentem o seu interesse no processo de aprendizagem. 

Exercício 1:  Mapear contribuição em negócio para Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Este exercício visa familiarizar os estudantes com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, que servem de quadro global para os esforços dos governos, empresas, sociedade civil e outros intervenientes relevantes para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir prosperidade para todos. O docente pode conseguir que a turma, individualmente ou em pequenos grupos, desenvolva uma compreensão dos ODS e das potenciais contribuições e impacto que as empresas podem ter. O objetivo do exercício não é que os alunos apresentem uma avaliação abrangente das contribuições empresariais para os ODS, mas sim que compreendam o conceito e possam utilizar os ODS como um quadro para uma conduta empresarial responsável e ética. Além disso, pede-se aos estudantes que reflictam sobre os potenciais efeitos adversos dos negócios e como estes podem ser mitigados. 

Orientações para o professor/a

O/a Professor/a pode escolher proporcionar uma visão geral dos ODSs e do contexto no qual eles foram adotados.  Encontram-se aqui informações gerais sobre a Agenda de Desenvolvimento Sustentável. Encontram-se aqui informações sobre os 17 objetivos.

Primeiro, o professor divide os estudantes em pequenos grupos e atribui-lhes dois ou três ODS, dependendo do tamanho total da turma. Em segundo lugar, os estudantes são convidados a fazer uma rápida pesquisa online sobre os objetivos que lhes forem atribuídos. Nos grupos, os estudantes discutirão como os negócios podem contribuir para os ODS e como podem os efeitos adversos ser atenuados. Pede-se aos estudantes que pensem em exemplos práticos que demonstrem a importância da conduta empresarial ética para a própria empresa e para o cumprimento dos ODS (15-20 minutos). Em terceiro lugar, pede-se a cada grupo que faça uma apresentação de três minutos do resultado das suas discussões, focando na fundamentação dos seus ODS e na forma como as empresas podem contribuir para mitigar os potenciais efeitos adversos da realização de negócios. 

Exercicio 2: Encenação: convença seu supervisor que a ética compensa

Neste exercício, o docente encoraja os estudantes a considerarem os argumentos de integridade e ética nos negócios, a refletirem sobre exemplos concretos de como seguir um caminho de integridade e ética pode ser bom para um negócio, e a convencer uma audiência sobre esta factualidade. O exercício ajudará os estudantes a interiorizar a mensagem deste módulo e será de utilidade prática numa fase posterior, quando levarem o espírito da integridade e ética empresarial para os seus locais de trabalho.

Para mais informações sobre a abordagem desse exercício baseado na prática, o/as professore/as podem ver Integridade e Ética – Modulo 7 (Estratégias para Ação Ética). 

Orientações ao Professor

Primeiro, o professor divide os estudantes em pequenos grupos e pede-lhes que façam uma chuva de ideias sobre como seguir um caminho de integridade e ética pode ser positivo para os negócios (por exemplo, através da atração de talentos, maior retenção de clientes, benefícios para o valor da marca) e que pensem em possíveis consequências para a falta de integridade nos negócios (por exemplo, a má publicidade, multas, cessação de relações comerciais, falta de eficiência). O professor pede a cada grupo de estudantes que escolha um negócio (por exemplo, uma empresa de TI, retalho, empresa farmacêutica) e que dê exemplos da vida real derivados do contexto empresarial (10-15 minutos). De forma a interiorizarem os argumentos, os estudantes são convidados a participar numa dramatização (10 minutos). Na dramatização, um estudante é o empregado que tenta convencer o supervisor (o outro estudante) de que existe um argumento em favor da integridade e ética empresarial que compensa os custos. Finalmente, alguns grupos podem apresentar a sua encenação em frente do resto da turma. 

Exercício 3: Estudo de Caso: análise de códigos

O objetivo deste exercício é que os estudantes analisem códigos de ética ou códigos de conduta, para desenvolverem uma compreensão inicial do contexto em que os códigos foram escritos e como se encaixam na prática. Na primeira parte do exercício, o professor deve explicar o que são códigos e apresentar alguns exemplos aos alunos, destacando os diferentes componentes e como se encaixam entre si. Os estudantes são então divididos em pequenos grupos, para que analisem os códigos e identifiquem os seus principais componentes. O conjunto de exemplos de perguntas incluídas nas diretrizes do professor podem servir como instruções para os estudantes (15 minutos). Em seguida, o professor pedirá aos estudantes que partilharem as suas conclusões com toda a turma (5-10 minutos). Uma discussão sobre as razões por detrás da inclusão de vários componentes nos códigos, levanta a necessidade de um alinhamento com os valores fundamentais do negócio assim como os princípios éticos básicos (5-10 minutos). 

Orientações para o professor

Para a primeira parte do exercício, o professor pode imprimir previamente os códigos sugeridos (do Grupo Tata, com sede na Índia, da Duratex com sede no Brasil, da GlaxoSmithKline e ExxonMobil, com sede no Reino Unido, e da Spectris com sede nos EUA) para cada equipa ou pode enviar as ligações aos alunos, para que estes possam aceder facilmente durante as aulas, quando precisarem para este exercício. O professor podem decidir utilizar códigos mais recentes ou mais relevantes para o contexto, por exemplo, indo aos websites das maiores empresas cotadas na bolsa do seu próprio país.

O/A professor/a pode imprimir as instruções do que procurar nos códigos ou projeta-las em um slide durante esse exercício.  Por exemplo, as instruções podem ser:

  1. Verifique se o código contém uma introdução que possa ajudar os empregados a entender as razões por detrás da sua elaboração.
  2. Verifique se tal introdução está alinhada com a missão e / ou a visão da corporação.
  3. Verifique se o código inclui normas que protegem os interesses das diferentes partes interessadas - por exemplo, empregados, governo, competição, comunidades, acionistas, clientes, etc. – e o bem comum da sociedade.
  4. Verifique o que o código diz algo sobre conflitos de interesse, ‘presentes’, pagamentos questionáveis, etc.
  5. Avalie até que ponto o idioma e o tom geral do código facilitam o entendimento do mesmo e a sua implementação. 

Exercício 4: Como comunicar códigos?

Neste exercício, pede-se aos estudantes que voltem aos seus grupos e dêem uma segunda vista de olhos aos códigos que já analisaram. A dificuldade com os códigos de conduta ou ética é que as empresas precisam de se certificar de que eles não só existam no papel como também sejam implementados na prática. O objetivo deste exercício é considerar a forma como os códigos analisados no Exercício 3 contribuem para a construção e implementação de um programa de integridade e ética bem sucedido. O docente incentiva os estudantes a escolherem alguns elementos-chave e a apresentarem ideias sobre como as regras e regulamentos podem ser efetivamente comunicados aos funcionários. Também apresentam os primeiros protótipos sobre como comunicar os códigos, por exemplo, através de cartazes, pequenas peças de teatro, banda desenhada, formações e questionários aos empregados. 

Orientações para o professor

Este exercício é uma continuação do Exercício 3, no sentido em que os estudantes olham para os mesmos códigos, mas de outra perspetiva. No exercício anterior, os estudantes exploram os componentes do código. Neste exercício, aprofundam as razões subjacentes a cada componente e consideram como alguns elementos da cultura organizacional podem apoiar a implementação de um código. Primeiro, os estudantes são divididos em grupos, e a cada grupo é solicitada a discussão e preparação de um esboço (20 minutos). O docente deve encorajar os estudantes a serem criativos no desenvolvimento dos primeiros esboços, tais como cartazes, pequenas peças de teatro, banda desenhada, formações e questionários. Em segundo lugar, alguns grupos podem ser escolhidos para apresentar os seus esboços (10 minutos). Finalmente, uma discussão em classe centrar-se-á nos conhecimentos práticos adquiridos durante o exercício e na importância de comunicar os princípios consagrados nos códigos aos funcionários (10 minutos). Os oradores podem salientar que as empresas líderes estão a exigir cada vez mais códigos de conduta ou ética dos fornecedores ou podem mesmo ter códigos de conduta para a cadeia de fornecimento. Como os códigos podem ser implementados em pequenas ou médias empresas é um tópico potencial para uma discussão aprofundada.

O/A Professor/a pode formatar esse exercício como um outro conjunto de apresentações orais ou decidir fazer uma seção interativa.

 
Seguinte: Exemplo de estrutura de aula
Regressar ao início