Este módulo é um recurso para professores 

 

Exercícios

 

Esta seção contém sugestões para exercícios educativos para sala de aula e de preparação para a aula, enquanto uma tarefa pós-aula para avaliar a compreensão do Módulo pelo estudante é sugerida em uma seção separada.

Os exercícios desta seção são mais apropriados para turmas até 50 estudantes, onde os estudantes podem ser facilmente organizados em pequenos grupos nos quais discutem casos ou realizam atividades antes que os representantes do grupo forneçam o feedback para toda a turma. Muito embora seja possível ter a mesma estrutura de pequenos grupos em turmas grandes, com algumas centenas de estudantes, é mais desafiador e o professor pode querer adaptar técnicas de facilitação para garantir tempo suficiente para as discussões em grupo, além de fornecer feedback para toda a turma. A maneira mais fácil de lidar com os requisitos para discussões de pequenos grupos em uma turma grande é pedir aos estudantes que discutam os problemas com os quatro ou cinco estudantes sentados próximos a eles. Dadas as limitações de tempo, nem todos os grupos poderão apresentar comentários em cada exercício. Recomenda-se que o professor faça seleções aleatórias e tente garantir que todos os grupos tenham a oportunidade de apresentar opiniões pelo menos uma vez durante a sessão. Se o tempo permitir, o professor poderá facilitar uma discussão plenária depois de  cada grupo expôr o seu feedback. 

Todos os exercícios desta seção são adequados para estudantes de graduação (bacharelato) e de pós-graduação. No entanto, como o conhecimento prévio dos estudantes e a exposição a esses problemas variam amplamente, as decisões sobre a adequação dos exercícios devem ser baseadas em seu contexto educacional e social. O professor é incentivado a relacionar e interligar cada exercício às questões chave do Módulo. 

Exercício 1: Notícias do Dia

Os alunos são incentivados a trazer um jornal diário para a aula ou acessar qualquer website de notícias. Os alunos terão cinco minutos para preparação individual - a tarefa é explorar a primeira página, ou as manchetes, e identificar de três a cinco histórias com um componente ético evidente. Após cinco minutos, pequenos grupos são formados (grupos sindicais existentes, se aplicável) para discutir e compartilhar exemplos (10 minutos). Cada grupo deve selecionar um exemplo para apresentar à classe como um todo (15 minutos). 

Orientações ao Professor

  • Tenha um exemplo pronto para ilustrar o que é necessário (artigos sobre legislação de proteção dos consumidores ou do meio ambiente, medidas para acolher refugiados ou anticorrupção são alguns exemplos que podem ser úteis).
  • Demonstre claramente qual é o componente ético do exemplo e instrua os grupos a procurar ligações semelhantes ao selecionar exemplos para compartilhar com a turma.
  • Quando os grupos apresentarem para a turma, o professor deve usar um flip-chart ou quadro para recolher as questões principais. 

Exercício 2: O Eticista Diário

Assista à palestra seguinte: The Significance of Ethics and Ethics Education in Daily Life. Esta é uma palestra TEDx em que Michael Burroughs discute diferentes tipos de questões éticas que enfrentamos em nossa vida diária. Em razão de todos termos que tomar decisões éticas diariamente, ele descreve o conceito de “eticistas cotidianos”.

Os alunos são colocados em grupos de dois e três para discutir o vídeo, em particular as seguintes questões: Qual é a relação entre a ética e a sociedade? Qual é a origem de nossos próprios padrões éticos e dos padrões éticos da sociedade? O professor deve convidar alguns alunos para apresentar comentários. 

Orientações ao Professor

  • Tenha um exemplo pronto para ilustrar o que é necessário (por exemplo, pergunte aos alunos se eles acreditam que teriam os mesmos padrões éticos se tivessem nascido em uma parte diferente do mundo).
  • Refira uma ou mais teorias éticas discutidas no Módulo 1 e no material abordado na seção da Leitura Fundamental deste Módulo.
  • Quando os grupos apresentarem para a turma, o professor deve usar um flip-chart ou quadro para recolher as questões principais.

Exercício 3: Expedição a Marte [1]

Este exercício trata de uma simulação do exercício intelectual de John Rawls sobre o Véu da Ignorância. Ele engloba os seguintes componentes (o tempo previsto é apenas uma diretriz e pode ser adaptada pelo professor de acordo com as circunstâncias):

  • Informações iniciais fornecidas aos estudantes por meio de apresentação e material distribuído, bem como vídeo (10 minutos)
  • Pequenos grupos debatem e apresentam recomendações (20 minutos)
  • Apresentações de pequenos grupos sobre as recomendações (10 minutos)
  • Os alunos votam na melhor recomendação (5 minutos)
  • A distribuição individual de funções é revelada (5 minutos)
  • Os alunos se reúnem em grupos definidos por funções (20 minutos)
  • Apresentações de cinco funções diferentes (20 minutos)
  • Análise pelo facilitador (10 minutos)

O professor começa esta sessão com um ou ambos os vídeos seguintes, para estabelecer o cenário:

  • Este vídeo fornece uma visão geral animada da tecnologia que pode permitir a colonização de Marte, bem como as atividades típicas que podem caracterizar uma colônia marciana.
  • Este vídeo Este vídeo mostra o CEO da SpaceX, Elon Musk, revelando seu plano de colonizar Marte, apresentado em 2016 no 67º Congresso Internacional de Astronáutica em Guadalajara, México. O objetivo de usar o vídeo é mostrar aos alunos que este estudo de caso já não é meramente ficção científica, mas poderá em breve se tornar realidade. 

Cada aluno recebe a seguinte mensagem na forma de folha impressa:



[1] Este exercício foi desenvolvido pelo Professor Daniel Malan da Escola de Negócios da Universidade de Stellenbosch, África do Sul.

 

  • Caro Estudante:

    Parabéns! Você foi selecionado para ser membro da primeira colônia humana que será estabelecida em Marte, onde ficará por cinco anos e depois voltará à Terra. Você foi pré-selecionado para uma das seguintes funções, mas só será informado qual a função em um estágio posterior: construtor, administrador, artista, cientista ou fornecedor. Transferências de uma função para outra não são permitidas - terá que cumprir a função atribuída durante todo o tempo de sua estadia.  Receberá informações sobra a função que lhe foi atribuída  apenas quando chegar ao seu destino.

    As funções são definidas da seguinte forma:

    • Os construtores devem construir uma casa para cada membro da colónia. Eles terão que trabalhar 14 horas por dia durante o primeiro ano para completar todas as casas (haverá abrigo temporário básico durante a construção). Nos últimos quatro anos, eles só precisam fazer pequenas manutenções e se espera que trabalhem não mais do que duas horas por dia. Os construtores serão 60% dos membros da colónia.
    • Os administradores serão responsáveis pela lei e ordem e pela administração geral da colônia. Eles terão autoridade exclusiva para resolver todas as disputas e decidir sobre a sanção apropriada em caso de transgressão das regras. Eles deverão trabalhar oito horas por dia durante os cinco anos. Os administradores serão 10% dos membros da colônia.
    • Os animadores serão responsáveis por todos os eventos sociais e educacionais da colônia. Eles terão que organizar eventos regulares, como peças de teatro, eventos musicais, aulas de arte, grupos de debate, etc. Os animadores deverão trabalhar quatro horas por dia durante os cinco anos, mas principalmente à noite. Os animadores serão 10% dos integrantes da colônia.
    • Os cientistas serão responsáveis apenas pela pesquisa científica, que é o objetivo central de toda a expedição. Eles precisam desenvolver intervenções para melhorar a qualidade de vida de todos os membros da comunidade de Marte, mas também estão a realizar pesquisas altamente confidenciais que não podem compartilhar com qualquer pessoa. Os cientistas podem determinar seu próprio horário de trabalho e representarão apenas 5% da colônia.
    • Os fornecedores são responsáveis por alimentar toda a colônia. Isso envolve plantar, colher e preparar alimentos. Eles precisarão trabalhar oito horas por dia durante os cinco anos. Os fornecedores serão 15% dos membros da colônia.
Conforme mencionado, você receberá a função atribuída apenas quando chegar ao seu destino. Sua tarefa como grupo é concordar com algumas regras de compromisso (um contrato social) para sua colônia antes de sua chegada. Você deve chegar a um acordo sobre as seguintes questões:
  • Como irá determinar a ordem de distribuição das casas concluídas? Quem entrará primeiro e quem entrará por último?
  • As casas deveriam ser todas iguais ou diferentes? Por exemplo, as primeiras casas serão menores do que as últimas, a fim de recompensar as pessoas que precisam esperar mais? O seu status será levado em consideração em relação à casa que você vai receber?
Deve determinar os salários que serão pagos a todos os membros da colônia. Tem uma média de $ 10.000 por mês por pessoa para gastar, mas pode determinar quanto ganhará cada posição e se deseja criar um mecanismo pelo qual os bônus serão pagos. O dinheiro será pago em contas terrestres, já que nenhum dinheiro é necessário em Marte.

A posição original é uma característica central do relato do contrato social de John Rawls sobre a justiça, "justiça como equidade", apresentada em Uma Teoria da Justiça ... É projetada para ser um ponto de vista justo e imparcial que deve ser adotado em nosso raciocínio sobre os princípios fundamentais de justiça. Ao adotar esse ponto de vista, devemos nos imaginar na posição de pessoas livres e iguais que, em conjunto, concordam e se comprometem com os princípios da justiça social e política. A principal característica distintiva da posição original é “o véu da ignorância”: para garantir a imparcialidade do julgamento, as partes são privadas de todo o conhecimento de suas características pessoais e circunstâncias sociais e históricas. Eles sabem de certos interesses fundamentais que todos têm, além de fatos gerais sobre psicologia, economia, biologia e outras ciências sociais e naturais. Uma lista com as principais concepções de justiça, extraídas da tradição da filosofia social e política, são então apresentadas aos participantes com a tarefa de escolherem, entre elas, a concepção de justiça que melhor promova seus interesses, incluindo  no estabelecimento de condições que lhes permitam perseguir eficazmente seus propósitos finais e interesses fundamentais. Rawls afirma que a escolha mais racional para os partcipantes na posição original são dois princípios de justiça: o primeiro, garante os direitos básicos iguais, e as liberdades necessárias, para garantir os interesses fundamentais dos cidadãos livres e iguais, e para perseguir uma ampla gama de concepções do bem. O segundo princípio, proporciona igualdade justa de oportunidades educacionais e de emprego, permitindo a todos competir de forma justa por poderes e cargos políticos, e estabelece para todos um montante mínimo de meios para todos os fins (incluindo rendimentos e riqueza), que os indivíduos precisam para prosseguir  seus interesses e manter seu autorrespeito como pessoas livres e iguais. 

Orientações ao Professor

Dependendo do tempo disponível, o professor pode decidir tornar os dois vídeos em trabalhos preparatórios obrigatórios. Use a primeira parte da aula para dar instruções claras e - sempre que pequenos grupos estiverem envolvidos na discussão - passe de um grupo para outro, para responder a quaisquer perguntas que eles possam ter. O fluxo geral da sessão é o seguinte: 

  • Os grupos devem fazer recomendações sobre as três questões: ordem das casas, tamanho das casas e salários. Inevitavelmente, as discussões sobre salários irão dominar. O professor pode fornecer uma folha de cálculo de exemplo para facilitar a discussão, onde diferentes salários podem ser testados - lembre-se que a média tem que ser de US$ 10.000,00 por pessoa, portanto, as diferenças entre as funções terão um impacto proporcional ao tamanho do grupo. Por exemplo, é muito mais fácil acomodar um salário muito alto para os cientistas do que para os construtores.
  • O professor deve capturar o feedback dos grupos em uma tabela, de maneira a facilitar o processo de votação. É aconselhável votar em cada aspecto separadamente, por ex. um grupo pode receber mais votos por sua visão sobre as casas, enquanto outro pode ganhar a votação do salário. O “contrato social” final deve ser exibido para a turma antes que as funções sejam reveladas.
  • Existem diferentes maneiras de revelar as funções e isso depende do tamanho da turma. Se forem distribuídos exemplares impressos por uma turma pequena, pode ser adicionado um código individual no final de cada exemplar. O professor pode então indicar o significado do código, por exemplo, 1 = construtores, 2 = administradores e assim por diante. Alternativamente, o professor pode determinar outras maneiras de fazer a distribuição, por exemplo, se o seu aniversário é em janeiro, você é um construtor, ou se seu sobrenome começa com A, B ou C, você é um administrador, e assim por diante. As proporções reais das funções em sala de aula não precisam refletir as porcentagens como foram descritas no documento distribuído.
  • Quando os alunos se reúnem em grupos definidos por funções, eles devem ser instruídos a discutir a justiça da atribuição. Por exemplo, é provável que os construtores - quando se reúnam como um grupo - não fiquem satisfeitos com seus salários em comparação com algumas das outras funções. Todos os grupos (definidos por função) devem preparar uma breve apresentação na qual avaliam sua própria posição e fazem algumas recomendações sobre mudanças. A ideia não é entrar em debate sobre mudanças reais no contrato social original, mas simplesmente experimentar a diferença entre discutir algo quando você não conhece a sua função e depois discutir as mesmas questões assim que sabe qual será o seu papel.
  • O professor encerra a sessão com uma breve explicação da descrição original de Rawls e, em seguida, explica aos alunos que eles acabaram de realizar uma das experiências de pensamento mais famosos da filosofia. 

Exercício 4: O que eu devo à sociedade?

O professor explica aos alunos que o ambiente universitário faz parte da sociedade. Os diferentes setores da sociedade e os papéis que desempenham são discutidos: por ex. o setor público está envolvido por meio de financiamento e regulamentação de universidades e requisitos dos graus, o setor privado está envolvido por meio da produção e venda de livros didáticos e outros materiais de apoio ou por meio da criação de infraestrutura, e os próprios estudantes – especialmente quando qualificados e trabalhando em um ambiente profissional – estarão em condições de dar uma contribuição para a sociedade. O professor então apresenta a questão: O que eu devo à sociedade? A questão pode ser discutida de duas maneiras distintas: 

  • Tendo em conta o investimento que a sociedade fez para me educar, como me devo comportar enquanto for estudante? É aceitável envolver-me em atividades como a compra ou venda de provas ou trabalhos escritos, ou plágio? 
  • O que devo à sociedade depois de me formar? Devo levar em consideração as necessidades da sociedade quando tomar uma decisão sobre onde quero trabalhar? 

Orientações ao Professor

  • Dependendo do tempo disponível, o professor pode pedir aos alunos para discutir em pequenos grupos em primeiro lugar, ou simplesmente solicitar respostas individuais da assembleia.
  • Esteja preparado para permitir que os alunos se envolvam no debate. Embora possa haver amplo consenso sobre comportamentos indesejáveis, como plágio, o grau em que as necessidades da sociedade devem influenciar as escolhas de carreira será controverso.
 
Seguinte: Exemplo de Estrutura de Aula
Regressar ao início


[1] Este exercício foi desenvolvido pelo Prof Daniel Malan, da University of Stellenbosch Business School, África do Sul.