Este módulo é um recurso para professores 

 

Diretrizes para desenvolver um curso autônomo

 

Este Módulo fornece um esboço para uma aula de três horas, mas t potencial para desenvolver seus tópicos ainda mais em um curso autônomo. O escopo e a estrutura de tal curso serão determinados pelas necessidades específicas de cada contexto. Apresenta-se aqui, como sugestão, uma possível estrutura.

Sessão

Tema 

Breve Descrição

1

Ética, por formação

Introdução ao curso, levantando a questão de saber se os três sentidos de uma "boa vida" estão alinhados entre si ou se estão em competição. Fazer o bem leva a ir bem nos negócios (a ética paga?). A primeira metade desta palestra apresenta a evidência de como a ética está positivamente relacionada ao sucesso dos negócios, no longo prazo (não necessariamente no curto prazo). Defende que o principal argumento prático para a ética nos negócios (e na sociedade) seja para a sustentabilidade. Os sistemas éticos duram, enquanto sistemas antiéticos e corruptos, por uma variedade de razões, só têm sucesso no curto prazo. A segunda metade desta palestra apresenta os quatro mitos da moralidade e introduz a ética como um problema de design, e não como um problema de crença.

2

Consciência ética

Explica como as pessoas boas podem fazer coisas ruins quando a ética não está presente nas suas mentes. Uma chave para encorajar o comportamento ético é garantir que as crenças éticas das pessoas sejam cronicamente salientes.

3

Interesses conflitantes

Descreve os processos psicológicos que operam nos conflitos de interesses. Esses processos operam fora da parte consciente da mente, e assim as pessoas não estão cientes de como seu próprio julgamento está sendo corrompido. Discuta as pesquisas que demonstram que a divulgação não elimina os problemas com os conflitos de interesse. Apenas evitando os conflitos, em primeiro lugar, elimina os problemas que estes causam.

4

Coragem moral: falando a verdade ao poder

Por que as pessoas que observam comportamentos antiéticos não chamam a atenção em relação a eles? Esta palestra discute a psicologia da denúncia e descreve que insights ela fornece, para permitir que as pessoas denunciem os comportamentos antiéticos quando os virem.

5

Incentivos

Alinhar incentivos financeiros com objetivos éticos é uma solução óbvia e intuitiva para alguns comportamentos antiéticos, mas não chega. Os incentivos pró-sociais também podem ser introduzidos na vida pessoal, nas organizações e nas sociedades, para incentivar o comportamento ético, diretamente. O benefício do uso de incentivos pró-sociais é que eles são baratos e surpreendentemente eficazes.

6

Poder, status e ética

Descreva pesquisas de ciência comportamental sobre o efeito do poder e status no comportamento ético. O poder não corrompe, como diz a famosa citação de John Dalberg-Acton, mas revela os motivos e intenções de uma pessoa. O status, no entanto, parece distanciar as pessoas dos outros, e ao fazê-lo pode aumentar o comportamento antiético. Foque em como se pode proteger as organizações e sociedades dos riscos éticos que podem surgir, tanto do poder quanto do status.

7

Culturas éticas, por formação

Descreva o poder das normas sociais para influenciar o comportamento, o que significa que as normas sociais também são um componente fundamental para projetar uma vida ética, organização ou sociedade. O tom no topo está longe de ser suficiente. Esta sessão junta diferentes questões do curso, para entender como se pode projetar uma organização ética, focando nas principais alavancas da mudança comportamental (contratação, promoção, recompensa e monitoramento). Os alunos são convidados a pensar em um farol ético (uma empresa que eles percebem ser relativamente ética), e os seus exemplos (juntamente com outros do instrutor) são discutidos.

8

Reputação

O comportamento ético é muitas vezes recompensado e punido através da reputação que uma pessoa, organização ou formação da sociedade. Esta palestra se concentra em como as reputações são formadas, como a moralidade é um dos dois componentes-chave das inferências reputacionais, e aborda como gerenciar a reputação quando ocorre uma falha moral.

9

Hedônicos

Esta palestra aborda se ser bom (ou seja, ser ético) está alinhado com o sentir-se bem. Ser ético está alinhado com o ser-se feliz? Descreva pesquisas surpreendentes da ciência comportamental sobre como fazer o bem para os outros aumenta o bem-estar mais do que as pessoas esperam, e explica por que fazer o bem pode levar a se sentir bem (o que também se identifica quando fazer o bem pode NÃO levar a se sentir bem). Os alunos fazem atos aleatórios de bondade, e escrevem cartas de gratidão, como exercícios de classe para experimentar os efeitos para si mesmos.

10

Valores, hábitos e caráter

A chave para criar caráter é se comportar rotineiramente de maneiras consistentes com seus valores. Esta palestra descreve como projetar contextos, de maneira que crie bons hábitos; descreve quanto tempo isso provavelmente levará e explica como isso pode ser usado para construir o caráter. Criar contextos estáveis que estimulem o comportamento ético pode criar uma personalidade (ou caráter) mais ética.

 

Regressar ao início