Este guia de ensino é um recurso para professores  

 

Introdução

 

A iniciativa e4j e educação de ética

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) lançou a iniciativa Educação para a Justiça (E4J) como parte do seu Programa Global para a Implementação da Declaração de Doha, sobre a Integração da Prevenção do Crime e da Justiça Criminal na Agenda Alargada das Nações Unidas para enfrentar os desafios sociais e económicos e promover o Estado de Direito ao nível nacional e internacional, e a Participação Pública. A Declaração de Doha foi adotada pelo Décimo Terceiro Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal, em 2015, e endossada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, na sua Resolução 70/174. A Declaração reconhece a importância fundamental da educação universal para crianças e jovens, para a prevenção do crime, terrorismo e corrupção, bem como para promover o desenvolvimento sustentável.

Em apoio à Declaração de Doha, a iniciativa E4J visa a construção de uma cultura de legalidade entre crianças e jovens através do fornecimento de materiais educacionais apropriados para a idade sobre tópicos relacionados à justiça criminal, prevenção ao crime e estado de direito, e a integração desses materiais nos currículos de todos os níveis de ensino. A iniciativa E4J também está intimamente ligada à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que enfatiza a importância da educação para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir a prosperidade para todos.

Ao nível universitário, o E4J visa facilitar e promover o ensino de questões relacionadas às áreas de mandato do UNODC, incluindo a anticorrupção, o crime organizado, o tráfico de humanos e o contrabando de migrantes, o contraterrorismo, o cibercrime, a prevenção ao crime e justiça criminal, as armas de fogo, bem como como a integridade e ética. Como parte desses esforços, o UNODC desenvolveu módulos universitários e guias de ensino nas áreas acima, que os professores podem adaptar e integrar em seus cursos. Enquanto o trabalho do UNODC tradicionalmente gira em torno da aplicação da lei e prevenção ao crime, a organização reconhece que uma cultura de legalidade só pode existir quando sociedades e indivíduos são guiados por princípios de integridade e ética. Portanto, o UNODC está promovendo a educação sobre a integridade e ética ao nível universitário, por meio da iniciativa E4J.

O ensino de ética é particularmente importante na idade dos estudantes de graduação e pós-graduação - geralmente entre 18 e 24 anos de idade - mas também em idades mais avançadas. Um estudo abrangente, que revisou 55 estudos de intervenções educacionais projetados para estimular o desenvolvimento do julgamento moral, descobriu que os programas com adultos (acima de 24 anos) são mais eficazes do que com estudantes mais jovens. No entanto, após um programa de três a doze semanas, também foram obtidos efeitos significativos em estudantes com o máximo de 24 anos (Schlaefli e outros, 1985). Outro estudo constatou que os programas de educação de ética nas faculdades de direito dos EUA eram eficazes para aumentar substancialmente o desenvolvimento moral dos estudantes e a identidade ética profissional (Hamilton e outros, 2012).

Em muitas partes do mundo, os jovens deixam a casa dos pais para se matricular na universidade. Vários anos depois, eles se formam e tomam seu lugar na sociedade. Como ponte entre família e sociedade, a universidade é o lugar lógico para o desenvolvimento, ensino e prática da ética. Ao oferecer educação ética, as universidades capacitam e equipam os estudantes para fazer e realizar escolhas éticas apropriadas mais tarde em sua vida profissional, finalmente beneficiando a sociedade como um todo (Rice e Webb 2017).

Em 2017, o UNODC encomendou um estudo de 136 cursos universitários de integridade e ética, em todo o mundo. O estudo também examinou o mercado de cursos de ética não acadêmico. Os resultados revelaram as seguintes tendências e padrões gerais:

  • A crise financeira de 2008 provocou um aumento nos cursos de integridade e ética.
  • Os cursos de integridade e ética estão proliferando, especialmente em programas de pós-graduação, onde abrangem aspectos específicos da ética aplicada (por exemplo, corporativo, administrativo e jurídico).
  • Em termos de padrões geográficos, as universidades da América do Norte (Estados Unidos e Canadá) têm a maior concentração de cursos de integridade e ética, seguidas pela Europa Ocidental, América Latina, Leste da Ásia, Estados do Oriente Médio (em particular os estados do Golfo) e África.
  • Os cursos geralmente se concentram no conceito de "ética" e não no conceito de   "integridade".
  • O número de cursos de integridade e ética usando metodologias de ensino inovadoras e de alto nível é pequeno.
  • Fora do meio acadêmico, há uma demanda crescente por programas de treinamento em códigos de conduta éticos relacionados a diferentes empregos e profissões.

Essas tendências sugerem a necessidade de ensino de alta qualidade e ensino compreensivo de integridade e ética em universidades de todo o mundo, especialmente, mas não exclusivamente, na graduação. Para ajudar os professores e universidades a começar a preencher essa lacuna, a iniciativa E4J desenvolveu os Módulos Universitários de Integridade e Ética (doravante: os “Módulos”).    

 

Módulos universitários sobre integridade e ética

As primeiras discussões sobre a forma e a abordagem dos Módulos ocorreram no contexto da Reunião do Grupo de Especialistas da Universidade E4J, realizada em Viena nos dias 8 e 9 de março de 2017. O evento reuniu cerca de 80 especialistas acadêmicos, para recomendar maneiras pelas quais o E4J pode fornecer apoio a acadêmicos interessados em ensinar nas áreas de mandato do UNODC. Algumas das recomendações focaram em promover um ensino mais forte no campo da integridade e ética e foram discutidas e confirmadas em três consultas regionais de especialistas, realizadas pela E4J em abril de 2017. Os Módulos foram desenvolvidos com base nessas recomendações e com o apoio de mais de 70 especialistas acadêmicos, de mais de 30 países. O UNODC lançou os Módulos em junho de 2018, na 3ª Conferência Regional sobre Ensino Superior na América Latina e no Caribe (CRES 2018).

Os Módulos oferecem uma nova abordagem para a educação ética global, com base em materiais e métodos de ensino inovadores que podem ajudar os estudantes a desenvolver habilidades de pensamento crítico e prepará-las para ações eficazes e orientadas por valores. Além disso, agregam valor aos programas universitários existentes, introduzindo materiais que foram desenvolvidos pelas Nações Unidas e validados pelos principais acadêmicos de todo o mundo. Além disso, sua ênfase na integridade, além de outros conceitos éticos, agregará valor à maioria dos programas de educação em ética existentes. Os Módulos buscam aprimorar a consciência ética e o compromisso dos estudantes em agir com integridade e equipá-los com as capacidades necessárias para aplicar e difundir essas normas na vida, no trabalho e na sociedade. Para aumentar a sua eficácia, garantir sua relevância e gerar interesse, os Módulos conectam teorias éticas à prática e à vida cotidiana. Esta orientação prática visa garantir que os estudantes aprendam não apenas o que é a coisa certa a fazer, mas também como fazer a coisa certa. Os módulos usam métodos de ensino interativos inovadores, tais como o aprendizado experimental e o trabalho em grupo. Esses métodos mantêm os estudantes engajados, ajudam a desenvolver capacidades de pensamento crítico e capacidade ética de tomada de decisão e os motivam a se comprometerem com a melhoria ética contínua.

Os Módulos concentram-se nos tópicos centrais de ética e integridade, como valores universais, ética e sociedade, liderança ética, diversidade e pluralismo, ética comportamental, dimensões da ética de gênero e como a integridade e ética se relacionam com campos importantes, como mídia, negócios, direito, serviço público e as diversas profissões. Os módulos são baseados em dados globais e estão ligados a questões globais no coração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os Módulos enfatizam valores universais comuns e recorrem a abordagens de todo o mundo. Assim, eles deixam espaço para diversas perspectivas e os professores podem adaptá-los facilmente a diferentes contextos locais e culturais.   

Os diferentes módulos se encaixam em lugares diferentes, ao longo do continuum entre ética teórica e ética aplicada. Os teóricos podem ser relevantes para alguns professores como módulos autônomos, enquanto para outros eles podem fornecer uma lente através da qual é possível visualizar e ensinar os módulos mais aplicados. O módulo introdutório (Módulo 1) mapeia o terreno conceitual e pode ser usado para familiarizar os estudantes (e professores) com abordagens básicas de integridade e ética. O Módulo fornece uma visão geral das abordagens à integridade e ética da perspectiva de várias tradições, o que pode ajudar especialmente professores e estudantes com pouco ou nenhum conhecimento relevante sobre esses conceitos complexos, abertos a múltiplas interpretações. Recomenda-se que os professores estudem o Módulo 1, mesmo que não o ensinem, pois isso os ajudará a se prepararem para ministrarem aulas com base em qualquer outro módulo.

Os módulos não são cursos completos, mas focam nos principais conceitos relevantes por meio de uma estrutura de conteúdo, exercícios e avaliação de três horas. Cada módulo também contém sugestões de expansão para um curso completo. Onde possível, os Módulos se referem a materiais de código aberto, acessíveis ao público e livremente. É importante ressaltar que os Módulos são multidisciplinares e devem ser usados por educadores de várias disciplinas e subdisciplinas, no ensino de estudantes de graduação e pós-graduação. Isso inclui professores que não são necessariamente especialistas em ética ou ministram cursos de ética, mas que gostariam de fortalecer os componentes éticos de seus cursos. Para garantir sua relevância para diferentes regiões e disciplinas e poder ter uma variedade de usos, os Módulos são flexíveis por design. A sua estrutura modular permite selecionar apenas os módulos relevantes ou mesmo apenas partes deles. Aqui estão alguns exemplos de departamentos universitários que podem beneficiar dos Módulos:

  • Departamentos que tradicionalmente não abordam questões relacionadas à integridade e ética de maneira formal, mas que considerariam valioso se engajarem com esses conceitos.
  • Departamentos que tradicionalmente oferecem apenas cursos de ética profissional, por exemplo em direito, medicina, contabilidade e jornalismo. Assuntos como esses podem se beneficiar de uma exploração mais aprofundada do terreno ético.
  • Departamentos que já oferecem um ensino extensivo na área de integridade e ética (por exemplo, departamentos de filosofia ou escolas de negócios). Esses departamentos podem querer comparar seus próprios materiais com os materiais E4J ou considerar o desenvolvimento de novos cursos baseados nos Módulos E4J. Os Módulos também podem ser introduzidos como eletivos ou podem ser oferecidos em escolas de verão / inverno.

Os Módulos estão disponíveis gratuitamente no site da E4J. O UNODC os oferece como recursos educacionais abertos (REA), para ajudar os professores a preparar e ministrar aulas universitárias sobre integridade e ética. Os usuários podem visitar o site da E4J e baixar e copiar as informações, documentos e materiais para uso não comercial. Para fins de rastreamento, o UNODC gostaria de ser informado sobre a maneira como o material foi usado e quantos estudantes estavam envolvidos (as mensagens devem ser enviadas para unodc-e4j@un.org ). Os usuários também podem entrar em contato com o E4J ou se registrar no site do E4J, para receber atualizações de notícias.

 
Seguinte: Seção um: ajudando pessoas a aprender- métodos de ensino e princípios
Regressar ao início