Este módulo é um recurso para professores 

 

Exemplo de estrutura de aula

 

Esta secção contém recomendações para uma sequência de ensino e cronograma destinado a obter resultados de aprendizagem numa aula de três horas. O Professor pode desconsiderar ou abreviar alguns dos segmentos apresentados abaixo, a fim de dedicar mais tempo a outros, incluindo introdução, atividade quebra-gelo, conclusões ou intervalos. A estrutura pode ainda ser adaptada para aulas mais curtas ou mais longas, uma vez que a duração das aulas varia de país para país.

  • Atividade anterior à aula (duração variável): Indique aos estudantes que vejam um ou todos os filmes da trilogia “O Padrinho”.
  • (Em aula) Atividade quebra-gelo (10-15 minutos): Questione os estudantes sobre o filme “O Padrinho”. (Questões para discussão estão incluídas neste Módulo). Divida os estudantes por pequenos grupos; peça que desenvolvam uma definição própria de criminalidade organizada, e façam uma lista das principais características.
  • Faça uma breve apresentação sobre as definições e principais características de criminalidade organizada, baseada na narrativa do Módulo e da bibliografia recomendada (25-35 minutos).
  • Use algumas das questões para discussão (incluídas no Módulo), para proporcionar o debate sobre os temas que fazem parte do âmbito da aula (20-25 minutos). 
  • Intervalo (10 minutos)
  • Realizar e avaliar o Questionário 1 (45 minutos): Conceda 15 minutos aos estudantes para responderem ao questionário (alguns exemplos de questões constam na secção de avaliação deste Módulo). Os estudantes podem trabalhar em pares para avaliar o questionário, trocando os questionários entre si.  O Professor  pede aos estudantes que, individualmente, leiam as questões e discutam possíveis respostas. Espera-se que esta atividade ajude os estudantes a analisar os erros e a aprender com a interacção uns com os outros.
  • Para períodos de aulas mais curtos, podem ser entregues aos estudantes questionários para resolução antes da aula. Na aula, o Professor pode fazer perguntas aos estudantes a partir do questionário como uma atividade quebra-gelo.
  • Atribuir um dos trabalhos de investigação e estudo independente (que constam deste Módulo) como trabalho de casa para a aula seguinte.

 

Seguinte: Leitura essencial
Regressar ao início