Este módulo é um recurso para professores 

 

Modelos e Estrutura da Criminalidade Organizada

 

Agentes da autoridade, investigadores, organizações não-governamentais e internacionais, analisaram diversas manifestações da criminalidade organizada em diferentes regiões do mundo, com recurso a informadores, polícias e dados judiciais, observação participativa, entrevistas a membros da comunidade, análises económicas e relatos históricos. É reportada uma variação dramática, tanto em dimensão, como objetivos e atividades dos grupos criminosos organizados.

Criminalidade organizada orientada pelo mercado

A avaliação global do UNODC a nove mercados ilícitos de produtos e fluxos, concluiu que a atividade criminosa é direcionada pelos mercados e produtos, ao invés dos grupos envolvidos. Como o estudo aponta “[a] maioria dos problemas relativos à criminalidade organizada hoje em dia, parecem relacionar-se menos com o grupo de indivíduos que estão envolvidos no âmbito das atividades ilícitas, e mais com o grupo de atividades ilícitas nas quais alguns indivíduos ou grupos estão presentemente envolvidos.” (UNODC, 2010).

Como resulta do Módulo 3, as oportunidades e a procura por bens e serviços ilícitos geram grupos dispostos a explorar essas oportunidades. Ao mesmo tempo, como resulta do Módulo 4, a infiltração em negócios legítimos e governos implica que sejam implementadas táticas agressivas para que os grupos criminosos organizados criem brechas para a corrupção e para o branqueamento de capitais.

Há centenas de processos e estudos sobre grupos criminosos organizados com muitas revelações interessantes. É impossível resumi-las todas ao longo do tempo, localização, e tipos de crime, não obstante um grande número de estudos empíricos identifica três tipos gerais de grupos criminosos organizados. Estes três tipos, ou modelos, são resumidos infra.

Um modelo corresponde ao esforço de apreender a essência de um fenómeno para o perceber mais claramente. Por exemplo, são feitos modelos do universo, desenvolvimento infantil, do processo de envelhecimento, e de muitos outros conceitos, com o escopo de os compreender. Os padrões ou modelos de grupos criminosos organizados podem ser agrupados em três tipos gerais:  grupos com um estrutura hierarquizada ou organizacional; grupos baseados em conexões culturais locais ou étnicas; e grupos que se baseiam em relações económicas de tipo-empresarial. Há alguma sobreposição entre estes modelos e, talvez, alguns grupos criminosos organizados existam num “tipo” distinto, mas há diferenças importantes entre estes modelos que merecem uma análise mais detalhada.

 
 Seguinte: Modelo hierárquico de grupos criminosos organizados
 Regressar ao início