Este módulo é um recurso para professores 

 

Pensando criticamente através da ficção

 

Os filmes visam o entretenimento e informar os espectadores sobre a história, incidente ou pessoa. Muitos dos bons filmes abordam temas substantivos importantes e com conteúdo relevante para se entender a criminalidade organizada. Leia o sumário que se segue do filme (e veja o filme se ainda não o fez) e responda às questões que se seguem para estabelecer conexões com o assunto da criminalidade organizada. Por favor, tenha em consideração que os filmes, muitas das vezes, simplificam a realidade e podem perpetuar estereótipos.

O Senhor da Guerra (2005): Andrew Niccol, Diretor

Crédito da fotografia

Este filme relata o começo, a expansão e a queda de Yuri Orlov (Nicolas Cage), um Famoso traficante de armas, mostrando a sua vida desde o início dos anos de 1980 em Little Odessa (Nova Iorque), vendendo armas aos mafiosos do seu bairro local, a sua ascensão no início dos anos 90, quando ele formou uma parceria para negócios com um senhor da guerra africano e o seu filho psicótico, fornecendo-lhes uma quantidade ilimitada de armas. Este filme também relata a implacável busca global de Orlov por um determinado agente da INTERPOL, Jack Valentine (Ethan Hawke).

No fim do filme, Valentine detém Yuri e conta-lhe que ele tem uma longa pena de prisão pela frente. No entanto Yuri revela a Valentine que as razões pelas quais ele deve ser preso, são também aquelas que lhe permitem sair em liberdade. O negócio de Yuri é um “mal necessário,” já que as pessoas que ele fornece costumam ser inimigas dos Estados Unidos. Yuri então prevê que um agente de alta patente virá parabenizar Valentine pela sua operação bem sucedida, e então ordenar que ele liberte Yuri por causa da sua necessidade. Com toda a certeza, um agente de alta patente realmente chega, e Yuri é libertado. Como homem livre, ele volta à venda de armas.

Questões para discussão

  • Discuta a deturpação do papel da INTERPOL retratado no filme. Valentine tem autoridade para conduzir detenções internacionais e interrogar suspeitos? Sob que condições ele pode ser autorizado a fazê-lo? Um representante de qualquer outra agência nacional para a aplicação da lei seria capaz de organizar, e implementar as tarefas de Valentine?
 

Trabalho adicional

  • Pode ser solicitado aos estudantes que escrevam uma crítica ao filme, analisando a distorção dos poderes e deveres da INTERPOL.

Donnie Brasco (1997): Mike Newell, Diretor

O filme conta a história verídica do agente do FBI Joe Pistone (Johnny Depp) que esteve encoberto durante seis anos como “Donnie Brasco,” infiltrando-se na família do crime Bonanno em Nova Iorque. O filme foca-se em Brasco como um ladrão de jóias encoberto e os amigos que ele faz para se aproximar às operações criminosas familiares. Lefty Ruggerio (Al Pacino) é um homicida contratado com uma vida pessoal desastrosa, e Sonny Black (Michael Madsen) o líder do grupo criminoso.

Ruggerio está aborrecido porque ele não consegue ser “promovido” dentro da família do crime, ainda que já tenha matado 26 pessoas nos últimos 30 anos. Ele vê Donnie Brasco como promissor e apresenta-o a outros membros do grupo criminoso, ensinando-o a falar, vestir e atuar como um mafioso. Donnie é rapidamente aceite pelos outros membros do grupo, incluindo Sonny Black.

Como um mafioso disfarçado, Brasco tem pouco tempo para lidar com a sua família verdadeira (a mulher e os três filhos que vivem em Nova Jersey), o que é uma fonte de tensão quando a sua mulher (Anne Heche) lhe diz que ele se está a tornar um deles. A pressão familiar é combinada com o stress de se espalhar a suspeita dentro da família do crime, que um delator está infiltrado.

Em vez de mostrar que a vida da máfia é rápida e glamorosa, o estilo de vida real é de alguma forma entediante, e é uma luta contínua para encontrar caminhos para ganhar dinheiro. Com o tempo, Basco e Lefty tornam-se amigos chegados, e Brasco percebe que quando o FBI fizer as suas detenções, Lefty será morto pela máfia por permitir inadvertidamente que um agente encoberto se tivesse infiltrado no grupo. Brasco tenta convencer Lefty a escapar da sua vida criminosa. Os agentes do FBI revelam a verdadeira identidade de Brasco a Sonny Black e aos seus conspiradores. Lefty caminha para a morte por deixar Donnie infiltrar-se no gangue, e Joseph é recompensado com um cheque de $500 e uma medalha pelo seu trabalho.

Questões para discussão

a) Joe Pistone devia ter-se mantido infiltrado por alguns meses, mas acabou por ficar durante seis anos. Quais são os prós e contras de uma ação encoberta prolongada no tempo?

b) Dado o sucesso da ação encoberta de Pistone, porque é que esta estratégia para a aplicação da lei não é usada com mais frequência?

c) Quais os estereótipos do estilo de vida da máfia, que são retratados em outras obras de ficção populares sobre a máfia que este filme desafia?

A Armadilha (1999): Jon Amiel, Diretor

Leia o resumo do filme disponibilizado pela IMDb, uma base de dados online de informação relativa a filmes, programas de televisão e jogos de vídeo.

Virginia “Gin” Baker (Catherine Zeta-Jones) é uma investigadora que trabalha para uma companhia de seguros de topo. Robert “Mac” MacDougal (Connery) é um ladrão internacional de arte que gosta de um desafio. Um Rembrandt de valor incalculável é roubado de um escritório numa noite: Gin suspeita que Mac é o ladrão, e então ela é enviada para o investigar. Ela tenta aliciá-lo com uma proposta, alegando que ela é uma ladra de arte. Ela promete que o ajuda a roubar uma máscara chinesa de valor incalculável de um bem-guardado palácio. Eles viajam para a Escócia e planeiam um roubo complicado no esconderijo de Mac, um castelo isolado numa pequena ilha. Enquanto Mas está atarefado em fazer os últimos preparativos, Gin contacta o seu chefe, Hector Cruz (Patton), e informa-o sobre o paradeiro de Mac. Mal ela sabe que toda a ilha está sob escuta, permitindo que Mac escute a conversa deles.

Logo depois de concluírem o roubo, Mac acusa Gin de planear vender a máscara a um comprador em Kuala Lumpur, e denunciá-lo. Gin convence-o que o seu trabalho na companhia de seguros era uma farsa, e que ela planeava um trabalho maior em Kuala Lumpur: $8 biliões do International Clearance Bank, nas Petronas Towers. Eles conseguem concluir o trabalho, mas Cruz avisa a segurança do prédio sobre os seus planos. Percebendo que os bandidos estão num dos elevadores, os guardas desligam-no. Não obstante, Gin e Mac conseguem escapar pendurando-se nas luzes de Natal e nas condutas de ventilação. Uma vez que Gin perdeu o seu para-quedas durante a fuga, Mac dá-lhe o seu. Ele diz-lhe para se encontrar com ele na manhã seguinte na estação de caminhos de ferro de Pudu às 6:30. Na manhã seguinte Gin chega à estação e espera por Mac. Minutos mais tarde da hora marcada, ele aparece com Cruz e com o FBI. Mac quase entrega Gin ao FBI, sabendo que ela era mesmo uma ladra. Ele explica que o FBI estava à procura dela há algum tempo. Quando ele foi detido, Mac fez um acordo com a agência para ajudar a deter Gin. Ainda assim, o ladrão mais velho tem outro plano para a deixar ir, pois à medida que ele vai envelhecendo, ela tem uma vida pela frente. Gin convence Mac a ir com ela. Ela detém Mac como refém ameaçando baleá-lo se os agentes a seguirem. No entanto, ela engana-os e embarca num comboio, deixando-os para trás. Enquanto os agentes do FBI se vão embora, outro comboio chega, e Gin aparece repentinamente. Ela diz a Mac que ela precisa dele para outro trabalho. Os dois ladrões beijam-se e o filme termina

Questões para discussão

a) A armadilha é uma prática ética e legítima para a aplicação da lei? Deve ser usada?

b) Quais os riscos que a armadilha representa? Se não for ilegal, sob que condições deve ser usada? Quais os padrões (salvaguardas legais e éticas) de operações de armadilha é que recomendaria?

 
 Seguinte: Excertos de legislação
 Regressar ao início