Ferramentas e Materiais E4J

 

Através da iniciativa Educação para a Justiça (E4J), o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes desenvolveu ferramentas e recursos educacionais para educadores em todo o mundo para apoiar o fortalecimento do Estado de Direito por meio da educação.

Especificamente, E4J tem por objetivo construir uma cultura de legalidade entre crianças e jovens através do fornecimento de materiais educacionais apropriados às suas idades, sobre tópicos relacionados à justiça criminal, prevenção ao crime e Estado de Direito, incluindo integridade e ética. Importantes questões transversais, como gênero e direitos humanos, também são integradas nesses materiais.

No nível primário (6 a 12 anos), a E4J se concentra em promover e ensinar valores como aceitação, integridade, respeito e justiça. Os materiais educacionais da E4J contribuem para construir a resiliência das crianças e formá-las com competências como resolução de conflitos, pensamento crítico, trabalho em equipe e empatia. Esses valores e competências são considerados cruciais para criar tolerância-zero ao crime e à violência e ajudar as crianças a resolver dilemas éticos. Nossos materiais e ferramentas também apoiam o aprendizado dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para 2030, em particular os Objetivos 4, 5, 10 e 16. Além disso, o trabalho contínuo da E4J também integra a perspectiva de gênero em suas atividades e recursos.

 

Os Zorbs

No nível primário/básico (voltado para crianças de 6 a 12 anos), E4J se concentra em promover e ensinar valores como aceitação, justiça, integridade e respeito. Os materiais e ferramentas educacionais que estão sendo desenvolvidos contribuem para a construção de resiliência entre as crianças e promovem competências como resolução de conflitos, pensamento crítico, empatia e trabalho em equipe. Esses recursos também contribuem para apoiar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, em particular os Objetivos 4, 5, 10 e 16 e, além disso, apoiam a integração e a incorporação da perspectiva de gênero na educação.

Para tal, o UNODC criou uma série de ferramentas, incluindo a série de BD/quadrinhos e vídeos Os Zorbs, que contam a história de um planeta imaginário e de seus habitantes que superam uma série de desafios, graças a vários valores e competências essenciais promovidos pela E4J. A série foi projetada como uma ferramenta educacional divertida e informativa e cobre questões relacionadas com a justiça, cibercriminalidade, direitos humanos, gênero e integridade.

A série animada é complementada por uma ferramenta interativa virtual do Criador de BD/ Quadrinhos “Zorbificar”, que incentiva as crianças a criarem histórias significativas de maneira envolvente e criativa. Além disso, a E4J desenvolveu um livro infantil, livros para colorir e planos de aulas para professores com base n’ Os Zorbs e suas aventuras. A variedade de recursos de aprendizado disponíveis na E4J apoia educadores em todo o mundo a ensinar sobre questões relacionadas ao Estado de Direito e a cultura da legalidade.

 

Por que a educação para a justiça e o estado de direito é importante?

A educação tem um papel fundamental na construção de uma cultura de respeito à lei e na prevenção do crime e da violência. Como tal, é importante iniciar cedo esse aprendizado na jornada acadêmica de uma criança, para que ela fique ciente dos problemas globais e dos desafios compartilhados que minam o estado de direito e afetam nossas sociedades. Isso, por sua vez, ajudará as crianças a entender como cada um de nós pode trazer mudanças e contribuir para uma sociedade mais sustentável, inclusiva, justa e pacífica.

Nas páginas a seguir, você pode encontrar materiais educacionais destinados a professores e formadores/facilitadores que trabalham com crianças de 6 a 12 anos de idade em ambientes de educação formal ou informal no nível primário.

 

Visão Geral