Este módulo é um recurso para professores 

 

Estrutura recomendada das aulas

 

Esta secção contém recomendações para uma sequência de ensino e divisão do tempo destinada a alcançar resultados de aprendizagem através de uma aula de três horas.

NOTA: A estrutura de aula proposta é meramente indicativa. Uma vez que o conhecimento prévio e exposição dos estudantes a estes assuntos varia amplamente, o docente deve adaptar os conteúdos o melhor possível ao tempo sugerido para cada componente do Módulo, de acordo com o contexto educacional e social, necessidades dos estudantes e de outra forma apropriada.

Atividade de quebra-gelo e chamada de atenção

Este Módulo pode começar com a projeção da curta-metragem Zimbabwean Women Smuggled And Sold As Wives In South Africa (aprox. 4:40 minutos) da Sky News. O vídeo documentário fornece um relato de mulheres do Zimbábue forçadas à prostituição ou vendidas para casamentos forçados por contrabandistas para pagar a sua travessia para fora do país. Os estudantes devem discutir se os casos reportados são melhor classificados como tráfico ilícito de migrantes ou tráfico de pessoas ou ambos. Além disso, o debate deve convidar os estudantes a refletir sobre o seguinte:

  • Existem diferenças práticas em acusar um perpetrador por tráfico ilícito de migrantes , por um lado, ou tráfico de pessoas, por outro? Ou é irrelevante desde que os criminosos sejam acusados?
  • Poderá ser um desafio distinguir casos de tráfico ilícito de migrantes e de tráfico de pessoas na prática? Explique.
  • É importante diferenciar entre tráfico ilícito de migrantes e tráfico de pessoas na perspetiva da proteção da vítima e da adequada aplicação da lei. Que medidas podem os Estados empenhar-se em desenvolver para melhor identificar e distinguir os tipos de crime?

Aula

de acordo com os vários temas descritos em ' Problemas chave' (aproximadamente 85 minutos)

Intervalo (10 minutos)

Exercícios (60 minutos)

  • A aula pode ser dividida em dois grupos dando a cada um 20 minutos para analisar o caso.
  • A cada grupo devem ser atribuídas duas questões (das quatro questões propostas para discussão). As respostas devem então ser apresentadas (cinco minutos) ao outro grupo. Cada grupo deve avaliar e classificar as respostas respetivas numa escala de 1-10 (cinco minutos).
  • O docente deve conduzir um questionário sobre o caso e fazer uma avaliação final das respostas e classificações dadas pelos grupos (15 minutos).
 
 Seguinte: Leitura fundamental 
 Regressar ao início