Este módulo é um recurso para professores 

 

Exemplo de Estrutura de Aula

 

Esta secção contém recomendações para uma sequência de ensino e um calendário destinado a alcançar resultados de aprendizagem através de uma aula de três horas.

É proposto que o Módulo comece com um exercício interativo onde os estudantes são levados a identificar os direitos dos migrantes clandestinos (Exercício 1).

Atividade quebra-gelo

Discussão sobre os direitos a que os migrantes introduzidos ilegalmente/ em situação irregular têm/podem ter direito (exercício no quadro) (aprox. 10 minutos)

Aula

Alinhada com os seis tópicos descritos na  'Introdução e Objetivos da Aprendizagem' (aproximadamente 85 minutos).

Pausa (10 minutos)

 

Exercícios 3 (75 minutos) 

  • A turma é dividida em 2 grupos, os “Factos” do caso são entregues aos grupos
  • Ambos os grupos devem analisar o caso e identificar 1) quais são, se existirem, os direitos humanos dos migrantes que foram violados e 2) quais são, se existirem, as obrigações correspondentes dos Estados. As respostas devem ser escritas (45 minutos)
  • Os grupos devem, posteriormente, trocar as respostas e analisar as respostas de outro grupo (10 minutos para cada grupo)
  • Cada grupo deve apresentar as suas observações às respostas do outro grupo (5 minutos)
  • Deve seguir-se uma discussão, conforme apropriado, e o docente responsável deve acrescentar os pontos em falta (15 minutos).

NOTA: A proposta de estrutura da aula é meramente indicativa. Visto que o conhecimento e exposição a estes temas pelos alunos varia bastante, o docente responsável deve adaptar os conteúdos e o tempo sugerido para cada componente do Módulo, de acordo com o contexto educacional e social, necessidades da audiência ou sempre que for apropriado. 

 

  Seguinte: Leitura essencial
   Regressar ao início