Este módulo é um recurso para professores 

 

Exemplo de estrutura de aula

 

Esta seção contém recomendações para uma sequência de ensino e um calendário destinado a alcançar resultados de aprendizagem através de uma aula de três horas.

Atividades motivadoras e quebra-gelo

Debate em sala de aula (aprox. 15 minutos)

É proposto iniciar o Módulo 4 com um debate, no qual é solicitado à turma que considere e sugira protagonistas da justiça não criminal que possam desempenhar um papel - e o definam - na luta contra o tráfico ilícito de migrantes. As respostas poderão ser documentadas (por exemplo, quadro de ardósia, quadro de papel, autocolantes) com o objetivo de permitir aos estudantes rever criticamente as respostas ao longo do Módulo 4.

Aula

Em consonância com as várias matérias descritas em "Introdução e resultados da aprendizagem" (aprox. 80 minutos).

Intervalo (10 minutos)

 

Exercício 1 (aprox. 40 minutos) 

  • O Os estudantes são divididos em dois grupos. Um grupo deverá desempenhar o papel de apoiante da interceção pela Guarda Costeira Líbia descrita na Caixa Informativa 1, bem como as medidas referidas na Caixa Informativa 2 como conducentes à redução do tráfico ilícito de migrantes. O outro grupo desempenhará o papel dos seus opositores.
  • o As perguntas propostas para discussão devem ser respondidas de acordo com os papéis atribuídos.
  • o Cada grupo deve dispor de 15 minutos para discutir. Deverá seguir-se um debate em se que oponham os dois grupos, moderado pelo formador.

NOTA: A estrutura de aula proposta é meramente indicativa. Como o conhecimento prévio dos estudantes e a exposição a estas questões varia muito, o docente deve adaptar o conteúdo, bem como o tempo sugerido para cada componente do Módulo, de acordo com o contexto educacional e social, necessidades do público e conforme apropriado. 

  Seguinte: Leitura essencial
Regressar ao início