Saúde é o tema da Campanha Mundial contra as Drogas em 2010

Imagem: UNODC

21 de Abril de 2010 - A saúde é o tema deste ano da Campanha Mundial contra as Drogas, que será lançada no Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico de Drogas, no dia 26 de junho. A campanha global do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), intitulada "Pensar a saúde - e não as drogas", tem por objetivo informar o público, especialmente os jovens, sobre os efeitos nocivos que as drogas sob controle internacional podem ter sobre a saúde.

As drogas podem melhorar ou danificar a saúde das pessoas, dependendo do tipo de droga, da quantidade consumida e dos fins para os quais são usadas. Por exemplo, a morfina pode aliviar a dor, enquanto a heroína pode ser altamente nociva. Esses exemplos ilustram a necessidade de um controle sobre as drogas.

"Não devemos apenas evitar os danos causados pelas drogas, mas também devemos aproveitar a capacidade das drogas de fazer o bem", disse o Diretor Executivo do UNODC, Antonio Maria Costa, na 53ª Sessão da Comissão de Drogas e Narcóticos (CND), em março. Ele lembrou aos participantes da Sessão que a saúde está no centro do sistema internacional de controle de drogas. Os tratados internacionais reconhecem que o uso medicinal de narcóticos é indispensável para aliviar a dor física e exigem dos Estados-membros das Nações Unidas o controle das drogas nocivas.

As drogas sob controle internacional incluem estimulantes do tipo anfetamina, maconha, coca e cocaína, alucinógenos, opiáceos e sedativos hipnóticos, os quais têm efeitos físicos imediatos. Ainda que alguns dos efeitos físicos das drogas possam parecer agradáveis, eles não duram muito tempo. Ao mesmo tempo, as drogas também podem prejudicar gravemente o desenvolvimento psicológico e emocional, especialmente entre os jovens. Além disso, alguns usuários ficam sujeitos a desenvolver o vício em relação à substância.

Para os que são dependentes de drogas, há esperança. "O tratamento e a recuperação são possíveis mesmo nas situações mais problemáticas", disse Gilberto Gerra, Chefe da Unidade de Saúde e Prevenção às Drogas do UNODC, durante um evento paralelo à CND, ao defender o acesso universal à atenção e ao tratamentos para usuários de drogas. "A dependência de drogas é uma doença tratável, e não uma condenação à morte ou à incapacidade", acrescentou Gerra.

É possível evitar o uso de drogas. O UNODC desenvolveu atividades de prevenção que fornecem ao público, particularmente aos jovens, informações, habilidades e oportunidades nas quais eles precisam fazer escolhas saudáveis, incluindo a escolha de evitar o uso de drogas nocivas.

A Campanha Mundial contra as Drogas convida os jovens, que são duas vezes mais vulneráveis que os adultos, a proteger sua saúde. O primeiro passo é conhecer os fatos sobre drogas (em inglês). Ferramentas sobre como prevenir o uso de drogas (em inglês) ou tratar a dependência (em inglês) também estão disponíveis para os jovens, o público em geral e os profissionais.

Pais, professores e outros interessados também podem aderir à campanha. Existem várias maneiras de se envolver (em inglês), inclusive divulgando a campanha e organizando eventos institucionais para marcar o Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico de Drogas, em 26 de junho. Todos nós podemos desempenhar um papel na promoção da saúde em nossas comunidades.

Mais informações sobre a campanha em espanhol, inglês e francês.