UNODC inicia negociações para estabelecer um escritório nacional de programas na Argentina para reforçar combate às drogas e ao crime

Foto: Ministério da Justiça da Argentina14 de maio de 2010 - Como o objetivo de reforçar uma resposta conjunta dos países do Cone Sul em relação ao tráfico de drogas e ao crime organizado transnacional na região, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) para o Brasil e o Cone Sul assinou, nesta quinta-feira (13/05), um memorando de entendimento com o Ministério da Justiça da Argentina. A assinatura do acordo inicia negociações visando à instalação de um escritório nacional de programas do UNODC em Buenos Aires, que seria subordinado ao escritório regional do UNODC para o Brasil e o Cone Sul, com sede em Brasília.

De acordo com Bo Mathiasen, representante regional do UNODC para o Brasil e o Cone Sul, o acordo assinado representa mais um passo em direção à consolidação de uma resposta conjunta dos países do Cone Sul ao crime organizado, que, cada vez mais, opera em diferentes países e conta com integrantes de várias nacionalidades. "Como líderes naturais da região, Argentina e Brasil devem tomar a frente do combate ao crime organizado e ao narcotráfico no Cone Sul, pois as fragilidades encontradas nos países com menor grau de desenvolvimento refletem diretamente nas questões de segurança dos demais países", diz Mathiasen.

Para o ministro da Justiça da Argentina, Julio Alak, a assinatura do acordo reforça a decisão do país de avançar contra o crime organizado transacional, possibilitando a realização de ações e medidas concretas no âmbito nacional e regional.

Com base na Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional, à qual todos os países do Cone Sul são signatários, o UNODC busca articular governos, organizações internacionais e a sociedade civil no sentido de fortalecer estruturas institucionais e o Estado de Direito para um efetivo controle do crime organizado e do tráfico de drogas.

Informações adicionais:

Noticia sobre a assinatura do memorando de entendimento no site do Ministério da Justiça da Argentina (em espanhol)

Todas as notícias