ONU participa de debate nacional pela prevenção da Aids

16 de junho de 2010 - As Agências das Nações Unidas estarão presentes durante o VIII Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids e I Congresso Brasileiro de Prevenção das Hepatites Virais, que ocorre em Brasília, entre os dias 16 e 19 de junho, no Centro de Convenções de Brasília. São esperados cerca de 5 mil participantes de todo o país, para debater os caminhos a serem traçados para que se efetive o acesso universal e equânime à prevenção no Brasil e estimular uma mobilização coletiva.

Durante o evento, organizado pelo Ministério da Saúde, a ONU terá um estande conjunto, com a participação de dez agências, no qual os congressistas poderão ter acesso a uma série de materiais informativos e participar de lançamentos de vídeos e publicações.

Entre os materiais distribuídos, destaca-se um DVD que contém uma coletânea de materiais produzidos pelas Nações Unidas relacionados aos temas do Congresso. Os mais de 280 arquivos da coletânea reúnem publicações, estudos, artigos, vídeos e outros materiais produzidos pelas Agências da ONU.

No dia 18 às 13 horas, o estande da ONU será palco do lançamento do vídeo "Fragmentos", que reúne depoimentos de participantes da premiada campanha "Igual a Você" contra o estigma e o preconceito a populações vulneráveis.

Às 18 horas haverá no Estande da ONU o lançamento de uma edição especial sobre HIV e aids da Revista Tempus, um periódico especializado em saúde pública, editorialmente vinculado ao Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP) do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) e Departamento de Saúde Coletiva (DSC) ambos da Universidade de Brasília (Brasil).

Valorizando a parceria com o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, o Sistema ONU no Brasil também está envolvido na programação temática e nas discussões do congresso. Com participação em diversas mesas, os técnicos das Nações Unidas contribuem para as discussões trazendo referências internacionais e experiências de parceria nacional no campo da prevenção à aids.

A ONU também foi parceira de um evento pré-congresso: a Mostra de Saúde e Prevenção nas Escolas, realizada nos dias 14 e 15 de junho. A Mostra tratou de temas como os desafios do currículo para a educação em sexualidade e a cooperação internacional para o fortalecimento da agenda de saúde e prevenção nas escolas.

Contato e informações adicionais

Naiara Costa: (61) 9196-9232 - costan@unaids.org
Jacqueline Côrtes: (61) 9304-2654 - cortesj@unaids.org

Todas as notícias