Ônibus brasileiros chegam à Guiné Bissau para o Centro de Formação das Forças de Segurança do país

14 de Abril de 2011 - Chegaram no domingo, 10 de abril, dois ônibus e uma viatura de polícia que vão  transportar estudantes ao Centro de Formação das Forças de Segurança da Guiné Bissau. O envio dos transportes faz parte de um projeto de cooperação triangular entre o Governo Brasileiro, o governo da Guiné Bissau e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) para  capacitar policiais, com vistas a fortalecer o Plano Nacional de Combate às Drogas e Crime do país africano.
Os ônibus são fruto de apreensões realizadas pela Receita Federal e foram destinados ao projeto pelo governo brasileiro. "Os ônibus serão utilizados a partir de maio, quando começam as aulas, e serão vitais para transportar os alunos, tendo em vista a distância entre o Centro de Formação e a capital, Bissau", explica a Oficial do Programa de Cooperação Sul-Sul do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime para o Brasil e Cone Sul, Flavia Antunes.
O projeto de cooperação pretende capacitar 100 policiais no curso de formação. Desde que começou a ser implementado, em 2010, o projeto já levou oficiais brasileiros para ministrar aulas sobre técnicas de planejamento e gestão educacional na Guiné Bissau e 66 oficiais guineenses tiveram a oportunidade de participar de treinamentos no Brasil.
O programa busca fortalecer os pilares de segurança, direitos humanos, justiça e integridade da Guiné Bissau, que teve suas instituições fragilizadas com a Guerra Civil entre 1998 e 1999.  O Centro de Formação conta com o know-how da Polícia Federal brasileira no combate ao crime organizado e com o conhecimento técnico do UNODC e busca servir de referência para outros países da África do Oeste empenhados em frear as ações das redes transnacionais de narcotraficantes.
Os últimos relatórios anuais de drogas produzidos pelo UNODC mostram que o crime organizado vem diversificando as rotas e os meios para o tráfico de drogas. Parte da droga produzida na América do Sul é exportada, via São Paulo ou Fortaleza, a países da África Oriental, como a Guiné Bissau, seguindo diretamente à Europa. O projeto reafirma um dos compromissos do UNODC de estreitar a Cooperação Sul-Sul por meio da qual, países com traços históricos comuns buscam soluções conjuntas para o desenvolvimento e compartilham experiências bem-sucedidas no combate às drogas e ao crime organizado transnacional.

Todas as notícias