Ação Global - A Saúde Mundial começa com comunidades sem de drogas

01 de julho de 2011 - Break, freestyle, hip hop e basquete de rua, além de uma caminhada pela luta contra o Abuso de Drogas e o Tráfico de Ilícitos. No dia 26 de junho, integrantes do Jovem de Expressão foram às ruas da Ceilândia, cidade do Distrito Federal, para apoiar a ação global "A Saúde Mundial começa com Comunidades Sem Drogas".

As atividades, realizadas no Dia Mundial de Luta contra o Abuso de Drogas e Tráfico de Ilícitos, também contaram com barracas nas quais moradores de todas as idades puderam medir a pressão, fazer ginástica, assistir a palestras e visitar o Museu de Drogas.

A prática de atividades saudáveis é uma forma de prevenir o uso de drogas, sempre por meio do diálogo junto à comunidade, principalmente, junto aos jovens, que muitas não contam com um espaço para falar sobre problemas e anseios.

Ceilândia foi a cidade escolhida para as atividades por sofrer com o estigma da violência e do tráfico de drogas, bem como para sensibilizar a população local sobre a temática do abuso de drogas.

Ação Global

Todo ano, cerca de 210 milhões de pessoas usam drogas ilícitas, das quais em torno de 200 mil morrem em conseqüência do abuso dessas substâncias. Este ano, no Dia Mundial de Luta contra o Abuso de Drogas e Tráfico de Ilícitos o papel das comunidades foi ressaltado em relação ao combate às drogas.

Como não existe uma solução única para o problema das drogas, o envolvimento da família, professores, serviços de saúde, líderes e membros das comunidades em geral no problema se torna essencial para de fato ajudar as pessoas com potencial para o abuso de drogas ilícitas.

O UNODC, junto com organizações da sociedade civil, promove abordagens que conferem importância e força às estratégias que envolvem a comunidade na luta contra seus problemas particulares que possam fazer com que a população local seja mais vulnerável às drogas.

As intervenções comunitárias, como a atividade realizada na Ceilândia, trabalhadas junto a outras iniciativas e outros setores da sociedade podem criar sinergias e se tornar financeiramente viáveis, visibilizando o problema e alavancando fundos para a prevenção ao uso de drogas.

Ao abordar o problema das drogas de uma perspectiva inclusiva e participativa, as intervenções comunitárias também asseguram que cada setor da sociedade se sinta responsável por sua parte no enfrentamento do problema das drogas. Este é o foco da campanha mundial que tem como slogan " A Saúde Mundial começa com Comunidades Sem Drogas" e que busca incentivar e inspirar as pessoas a agir contra o abuso de drogas.

Veja as fotos do Jovem de Expressão na Ceilândia

Todas as notícias