Fórum sobre Segurança Cidadã discute acesso à Justiça, garantia de direitos e melhoria da segurança pública no Brasil

09 de agosto de 2011 - O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Governo do Estado do Rio de Janeiro, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e o Ministério da Justiça realizam a quarta edição do Fórum sobre Segurança Cidadã: Brasil e sua experiência inovadora na prevenção da violência.

O encontro, de dois dias (08 e 09 de agosto), reúne cerca de 200 especialistas e autoridades nacionais e internacionais na área de segurança e tem como objetivo identificar e aperfeiçoar práticas exitosas na prevenção da violência, acesso à justiça e fortalecimento do Estado na área de segurança pública.

Nesta terça-feira, o representante do UNODC para o Brasil e Cone Sul, Bo Mathiasen, coordenou a mesa sobre Segurança Pública, Corrupção, Tráfico de Drgoas e Armas. Também foram abordados os temas de integração e planejamento de informações; e acesso à justiça, políticas penitenciárias e medidas socioeducativas.

Segundo o representante do BID no Brasil, Fernando Carrillo-Flórez, a prioridade estratégica do Banco na área de segurança está na redução do crime e da violência entre jovens de 17 a 25 anos. "O Banco já vem trabalhando o tema de segurança em 12 países da região, com uma carteira de quase US$ 600 milhões. O novo enfoque que queremos propor é o trabalho integrado junto às redes sociais de assistência, com a promoção do fortalecimento das redes comunitárias. Além disso, é fundamental o apoio dedicado às instituições públicas em âmbito municipal", disse.

Ao final do primeiro dia, os participantes fizeram uma visita guiada a uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no Rio de Janeiro. Já nesta quarta-feira, os participantes visitam o Centro de Operações Especiais do Rio de Janeiro.

Todas as notícias