UNODC apresenta o Coração Azul a procuradores-gerais da América Latina

24 de setembro de 2011 - Conheça, Una-se, Siga e se Comprometa com o Coração Azul. A campanha global do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, UNODC, Coração Azul foi apresentado a procuradores, advogados e peritos que participaram da II Cúpula Ibero-Americana de Ministérios Públicos contra o Tráfico de Pessoas, realizada entre 21 e 23 de setembro, em Santiago, Chile.

A apresentação do Coração Azul foi feita pelo representante do UNODC para o México, América Central e Caribe, Antonio Mazzitelli. Criada para envolver e construir alianças com governos, setor privado e a sociedade civil no combate ao tráfico de seres humanos, a Campanha vem ganhando força no México. 
"No México, o UNODC e o Governo desenvolveram uma linha criativa da conscientização, um plano de trabalho, parcerias com o setor educacional e privado, entre outras ações, com o objetivo de prevenir o tráfico. A força da Campanha no México se deve, em grande parte, a que os três Poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário - e os três níveis de governo - federal, estadual e municipal - aderiram ao Coração Azul", disse Mazzitelli.

Lançada na Cidade do México em abril de 2010, atualmente mais de 20 órgãos federais e seis estados mexicanos já adotaram a campanha. Além disso, mais de 15 mil pessoas assinaram o "Pacto com o Coração" - um instrumento simbólico de adesão, com 11 preceitos que convidam os cidadãos a tomar medidas concretas para prevenir e combater o tráfico de seres humanos. 
Para ampliar o alcance da campanha, o Instituto Nacional de Línguas Indígenas (Inali) traduziu os spots da campanha para 21 línguas indígenas permitindo, assim, que a campanha chegasse a milhões de cidadãos mexicanos com a mensagem de que "O ser humano não está à Venda".

Conforme adiantou Mazzitelli, em breve o setor hoteleiro também deve aderir ao Coração Azul. "Estamos desenvolvendo uma parceria com o setor de turismo e de hotelaria para promover a campanha devido à relação que existe entre o turismo sexual e o tráfico de seres humanos.

Mazzitelli terminou a apresentação convidando os procuradores da região a participar da campanha. "O Coração Azul está disponível a todos vocês e esperamos que todos saiam daqui com o Coração Azul no peito", disse.

No México, a campanha Coração Azul é parte de um projeto regional no sentido de prestar assistência técnica aos países da América Central e México na prevenção, investigação e persecução do crime de tráfico. O projeto é implementado em parceria com o Instituto Latino-Americano das Nações Unidas de Prevenção ao Crime e Tratamento do Delinquente.

Informação Relacionada

Apresentação da Campanha Coração Azul (ppt)

Blue Heart Global Campaign

 

United Nations Convention against Transnational Organized Crime

Protocol to Prevent, Suppress and Punish Trafficking in Persons, Especially Women and Children

Protocol against the Smuggling of Migrants by Land, Air and Sea

Developing & Strengthening National Legislation: UNODC launches the Model Law against the Smuggling of Migrants

Todas as notícias