Observações do Sr. Yury Fedotov, Diretor Executivo do UNODC, no Dia Internacional de Combate à Corrupção, 9 de dezembro

A corrupção é um fenômeno global que impede o desenvolvimento e promove a desigualdade e a injustiça.

A redução da pobreza e a realização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio estão diretamente ameaçadas pela corrupção.

Como resultado, em todo o mundo, em qualquer dia, em um dado momento, as esperanças e aspirações das pessoas comuns estão sendo arruinadas pela corrupção. Isso tem alimentado o descontentamento generalizado e levado à revoltas populares e protestos.

A primavera árabe é um resultado deste crescente descontentamento. Milhões de pessoas se reuniram para expressar sua rejeição enfática à corrupção e exigem que seus governos façam mais para combater este crime contra a democracia e promovam o desenvolvimento eqüitativo. É um grito que deve ser ouvido por todos os Estados-Membros, o setor privado, a mídia e a sociedade civil. Cada ator tem a responsabilidade de agir contra a corrupção.

A resposta UNODC é fundada na Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, aberta à assinatura pelos Estados-Membros 9 dezembro de 2003 em Mérida, no México. Eu urgo aos restantes 35 Estados-Membros da ONU que ainda não ratificaram ou aderiram à Convenção a fazê-lo o mais rápido possível.

Os outros devem fazer sua parte também. O setor privado tem um papel importante. A corrupção distorce os mercados e aumenta os custos para as empresas e, consequentemente, para os consumidores. As empresas devem ajudar a promover o desenvolvimento e criar uma economia global mais transparente através de programas anti-corrupção. Construção de parcerias sólidas e produtivas entre os setores público e privado é crucial.

A cooperação com a sociedade civil também é necessária para resistir à corrupção, construir culturas de integridade e gerar mudanças. Políticas devem ser desenvolvidas para apoiar os pobres, mulheres e minorias, aumentando a participação pública na tomada de decisões.

A educação é uma área chave e os Estados-Membros devem reforçar a sensibilização de todos os setores da sociedade. A juventude de hoje precisa ter a ética e integridade para rejeitar a corrupção de amanhã. A mídia pode desempenhar um papel fundamental, expondo a corrupção onde quer que ela surja.

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, em parceria com o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas e outros, trabalha para ajudar os Estados a estabelecer ou reforçar seus quadros institucionais e legislativos e, mais importante, para alcançar a coordenação entre todas as partes interessadas. Além disso, programas de desenvolvimento em países com economias em transição estão ajudando pessoas comuns a reconstruir suas vidas e a restaurar instituições democráticas.

A iniciativa StAR no âmbito da Convenção contra a Corrupção está ajudando a assegurar que os ativos ilícitos escondidos no exterior sejam rastreados, confiscados e devolvidos aos países de origem.

Por uma questão de desenvolvimento e justiça e no espírito de cooperação, eu chamo à todos para agirem contra a corrupção hoje.

Todas as notícias