Estados-Membros apoiam abordagem "One-UN" do UNODC e outros parceiros para o crime organizado transnacional e o tráfico de drogas

Illustration:UNODC - Transnational organized crime11 de fevereiro de 2011 - O diretor-executivo do UNODC, Yury Fedotov, informou embaixadores em Nova York sobre o trabalho da força-tarefa das Nações Unidas sobre o crime organizado transnacional e o tráfico de drogas.

Destacando as dificuldades enfrentadas pela força-tarefa, Fedotov disse: "Estamos diante de uma rede de crimes complexa e em constante mudança, cujas teias tocam quase todos os países e atravessam todas as regiões. Em muitas regiões do mundo, o crime organizado transnacional e o tráfico de drogas evoluíram para se tornarem as principais ameaças à estabilidade, ao Estado de Direito, à boa governança e aos direitos humanos ".

No seu discurso de abertura, Fedotov observou que, de acordo com o UNODC, estima-se que o tráfico de drogas e outras atividades transnacionais de crime organizado geram 870 bilhões de dólares. Ele acrescentou que a receita total das atividades ilícitas do crime foi de cerca de 3,6 por cento do PIB global, equivalentes a US$ 2,1 trilhões.

Fedotov destacou que a abordagem "One-UN", adotada pela força-tarefa, tem como foco específico a capacidade dos parceiros de colaborar e cooperar a partir da base.

A reunião terminou com uma sessão interativa em que os parceiros da força-tarefa responderam perguntas. No final da sessão, os embaixadores manifestaram seu apoio ao trabalho da força-tarefa e incentivaram os parceiros a se reunirem novamente para dar mais atualizações sobre os avanços conjuntos.

Depois do evento, Fedotov disse: "Esta foi uma reunião muito importante. Para apoiar adequadamente o trabalho da força-tarefa, os Estados-Membros precisávam avaliar tanto a escala dos desafios que enfrentamos bem como a forma como os estamos enfrentando. Os embaixadores também precisam avaliar os esforços que estão sendo feitos para garantir que a abordagem "One-UN" seja eficaz e eficiente.

Outros palestrantes do evento de alto nível, realizado no edifício das Nações Unidas em Nova York, foram o subsecretário-geral para Assuntos Políticos, Lynn Pascoe, e a diretora-executiva da ONU Mulheres, Michelle Bachelet, entre outros.

A força-tarefa foi criada em março de 2011 pelo secretário-geral Ban Ki-moon, para integrar as respostas ao crime organizado transnacional no âmbito das atividades de manutenção da paz, construção da paz, segurança e atividades para o desenvolvimento das Nações Unidas, com o UNODC e o Departamento de Assuntos Políticos como coordenadores.

A força-tarefa inclui representantes do Departamento de Operações de Paz, das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), do Departamento de Assuntos Políticos, do Gabinete de Apoio à Consolidação da Paz, do Escritório do Alto Comissariado para os Direitos Humanos (OHCHR), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), da ONU Mulheres e do Banco Mundial.

UN Task Force on Transnational Organized Crime and Drug Trafficking

Informações Relacionadas:

Fala completa do diretor executivo do UNODC, Yury Fedotov, aos Estados-Membros sobre os desafios na luta contra o crime organizado transnacional e o tráfico de drogas

Press release