UNODC e a Organização Internacional para as Migrações assinam acordo para cooperação mais estreita

Foto: UNODC - Boat used to smuggle migrants

18 de abril de 2012 - O UNODC e a Organização Internacional para as Migrações ( OIM) assinaram um acordo comprometendo-se com uma cooperação mais estreita para o enfrentamento do tráfico de seres humanos e o contrabando de migrantes, bem como para melhorar a gestão de fronteiras, considerando o tema transversal da corrupção.

O Memorando de Entendimento foi assinado pelo diretor-geral da OIM, William Lacy Swing, e o diretor executivo do UNODC, Yury Fedotov, durante a 10ª Conferência Ministerial da Iniciativa de Segurança nas Fronteiras da Ásia Central (Central Asia Border Security Initiative), realizada em Viena, na Áustria, nos dias 16 e 17 de abril.

"A assinatura deste acordo confirma a determinação da OIM de reforçar a cooperação com o UNODC para combater o tráfico de pessoas e o contrabando de migrantes; e de assegurar que as fronteiras sejam gerenciadas de maneira integrada, moderna e humana", disse Swing.

O acordo visa reforçar a coordenação, garantir maior intercâmbio de informações e ampliar o trabalho conjunto das duas organizações. O acordo está baseado na cooperação conjunta com o Grupo Global de Migração, o Grupo de Coordenação Inter-agencial contra o Tráfico de Pessoas e a Iniciativa Global da ONU contra o Tráfico de Pessoas (UN.GIFT, na sigla em inglês), entre outros.

O diretor executivo do UNODC, Yury Fedotov, disse: "Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o tráfico de pessoas gera USD$32 bilhões anualmente, tornando-o uma ameaça de proporções extraordinárias. O problema requerer uma resposta coordenada e significativa em todos os níveis: local, regional e internacional, se quisermos ter sucesso na luta contra este crime global."

A OIM e o UNODC têm uma longa parceria, formalizada no Marco de Ações de Cooperação das Nações Unidas de 1996. A parceria foi reafirmada pelo acordo de ontem que inclui medidas de cooperação mais específicas.

O UNODC já trabalha em estreita cooperação com a IOM na área do tráfico de pessoas e o contrabando de migrantes na África do Sul, África Ocidental, no Chifre da África e na Colômbia.

Além da cooperação na prestação de assistência técnica em campo, a OIM já ofereceu seu expertise em uma série de publicações técnicas do UNODC, incluindo o Plano de Ação Internacional para a Implementação do Protocolo contra o Tráfico de Pessoas e o Plano de Ação Internacional para a implementação do Protocolo contra o Contrabando de Migrantes.

Informações Relacionadas:

U NODC sobre tráfico de pessoas e contrabando de migrantes

Organização Internacional para as Migrações (em espanhol e inglês)

Todas das notícias