Pequenos subsídios do UNODC apoiam parceria da sociedade civil no combate à corrupção no setor privado

01 de junho de 2012 - A corrupção representa um desafio que corrói a estrutura econômica e social das comunidades e afeta todos os membros da sociedade. Quando os fundos públicos são desviados para contas bancárias pessoais, ha menos recursos disponíveis para construir escolas, hospitais e estradas. Quando subornos são vistos como parte dos negócios, o investimento estrangeiro direto se ressente e o desenvolvimento econômico é afetado. E quando as pequenas empresas acham que é impossível superar os "custos de partida" causados pela corrupção, o empreendedorismo é reduzido.

Na tentativa de apoiar os esforços anticorrupção do setor privado, o UNODC anunciou a formação de um novo fundo de pequenos recursos destinados a organizações da sociedade civil. Parceira na luta contra os males causados pela corrupção, a sociedade civil tem um papel importante a desempenhar no desenvolvimento de mecanismos para lutar contra este crime.

O objetivo do fundo de pequenas doações é prestar assistência financeira a organizações da sociedade civil, especialmente aquelas que apoiam a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção e o seu mecanismo de revisão, para que possam compartilhar conhecimento com as pequenas e médias empresas sobre a prevenção da corrupção.

Como guardião da Convenção, o UNODC está na vanguarda da construção dessas parcerias em nível nacional e internacional. Enquanto todos os setores da sociedade têm seu papel a desempenhar para acabar com práticas corruptas, o setor privado é visto como um parceiro particularmente chave, especialmente as pequenas e médias empresas, que muitas vezes não têm recursos para lidar com questões de integridade.

O fundo faz parte dos trabalhos em curso do UNODC para construir capacidades de resposta nesta área, como foi recentemente destacado durante um seminário de formação, realizado em parceria com a Coalizão UNCAC para ajudar as organizações da sociedade civil no fortalecimento da cooperação com o setor privado.

Organizações da sociedade civil que trabalham nesta área são incentivadas a se candidatarem para pequenas doações do fundo. Solicitações por mais informações sobre o financiamento nesta área devem ser direcionadas para a equipe da Sociedade Civil do UNODC em ngo.unit@unodc.org.

Informação Relacionada

UNODC e a sociedade civil

Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção

Todas as notícias