Jovens do Mérito Juvenil de Contagem (MG) disputam amistoso de futebol com recuperandos da Apac

28 de junho de 2010 - Um grupo de jovens do Programa Mérito Juvenil, da região do Nacional, em Contagem (MG), disputou uma animada partida amistosa de futebol contra os jovens recuperandos da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Santa Luzia (MG). Com o lema "Construindo nosso futuro - Jogo da Paz", a iniciativa teve o objetivo de reforçar o sentimento de pertencimento e cidadania destes grupos juvenis.

A iniciativa foi da Fundação AVSI, como parte de sua atuação em apoio aos direitos humanos e em atividades de redução e prevenção da violência, por meio dos Projetos do IEDDH (Instrumento Europeu para Promoção da Democracia e Direitos Humanos) - Além dos Muros, e do UNODC - Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, em parceria com o Mérito Juvenil Brasil.

A partida aconteceu na Apac local, em Santa Luzia, região metropolitana de Belo Horizonte (MG), no sábado (02/06), e foi composta de dois jogos bastante disputados. No primeiro, os jovens da APC venceram por cinco a quatro e depois foram vencidos por um a zero pelos jovens do Mérito Juvenil.

Além da partida, os visitantes percorreram as dependências da Apac, conheceram as dificuldades do processo de ressocialização, ouviram depoimentos marcantes dos jovens recuperandos sobre os  problemas associados ao crime e à violência e, por fim, participaram de um almoço de confraternização.

O diretor da AVSI em Minas Gerais, Gianfranco Commodaro, afirmou que unir os dois projetos coordenados pela fundação italiana (Além dos Muros e Mérito Juvenil), por meio de um evento esportivo, foi uma ótima oportunidade para a integração de duas comunidades que vivenciam a questão da violência e da criminalidade. "Esse evento contribui para a formação dos jovens, tanto em privação de liberdade, quanto em situação de vulnerabilidade social, para construírem seus futuros de forma mais consciente", completou o diretor italiano.

O coordenador do Programa Novos Rumos do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Joaquim Alves de Andrade destacou o caráter inovador do encontro. Ele afirmou que a iniciativa foi muito importante para o fortalecimento da autoestima dos jovens apaqueanos no processo de ressocialização. "O entrosamento dos jovens da Apac com grupos de diferentes segmentos sociais é fundamental para o amadurecimento deles", comentou.

Programa Conjunto Segurança com Cidadania

Há cerca de dois anos, a região do Nacional em Contagem (MG), área de grande vulnerabilidade social, sofreu um toque de recolher de nove dias imposto pela marginalidade, o que causou grande trauma para a população local.

O fato chamou a atenção do Escritório da das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), que passou a atuar na região como uma das seis agências das Nações Unidas integrantes do Programa Conjunto Segurança com Cidadania. O objetivo é trabalhar para prevenir a violência e fortalecer a cidadania entre os jovens. Um dos projetos apoiados nessa iniciativa é o Programa Mérito Juvenil, que busca promover a cidadania por meio de práticas esportivas entre jovens de 14 a 24 anos.

O UNODC, no caso específico de Contagem (MG), selecionou a Fundação AVSI para executar o projeto Mérito Juvenil. A AVSI, parceira estratégica das Apacs desde o começo de 2011 é uma ONG italiana de cooperação internacional, presente em 40 países. Por meio do Projeto Além dos Muros promove o fortalecimento da gestão das unidades apaqueanas.

Todas as notícias