Rastreando drogas de desenho, os 'legal highs' ou sais de banho

Photo: UNODC03 de novembro de 2012 - "Drogas de desenho", "legal highs" ou "sais de banho" - como quer que sejam rotuladas, essas substâncias psicoativas têm se tornado uma grande preocupação em todas as regiões do mundo, principalmente levando em consideração suas sérias ​​consequências para a saúde pública e os seus efeitos potencialmente fatais.

O termo "novas substâncias psicoativas" cobre uma grande variedade de substâncias que muitas vezes têm propriedades farmacológicas e efeitos semelhantes aos das drogas controladas internacionalmente. Este grupo diversificado inclui as catinonas sintéticas, que são semelhantes em estrutura às anfetaminas e aos canabinóides sintéticos imitando os efeitos do THC, o principal componente ativo na cannabis. As piperazinas, muitas vezes vendidas como ecstasy, são outro grupo de novas substâncias psicoativas que foram inicialmente encontradas em mercados estabelecidos para estimulantes do tipo anfetamínico.

Enquanto novas drogas sempre apareceram nos mercados de drogas ilícitas, o ritmo em que essas substâncias têm surgido nos últimos anos tem se acelerado consideravelmente. No ano passado, só na Europa, 49 novas substâncias psicoativas foram relatadas ao Observatório Europeu para Drogas e Toxicodependência.
Não há, no entanto, números disponíveis em nível global, devido à ausência de um sistema de alerta precoce para essas substâncias.
Para preencher esta lacuna, o UNODC opera uma rede de laboratórios de testes de drogas por meio  do programa de exercícios de colaboração internacional, que pela primeira vez permite que laboratórios de todo o mundo monitorem seu desempenho em testes de drogas. Os laboratórios que participam de testes de drogas também apresentam, em intervalos de seis meses, relatórios sobre as novas substâncias analisadas.

Psychoactive substancesMais de 100 laboratórios participam desses exercícios. Em 2011, 42 por cento dos 128 laboratórios de 48 países relataram novas substâncias psicoativas, principalmente catinonas sintéticas, como a mefedrona ("m-cat" e "bolhas") ou a methylenedixoypyrovalerona (MDPV, "onda de marfim" e "Nuvem 9"). Os canabinóides sintéticos (muitas vezes vendidos como "spice" ou "K2") também são analisados ​​com frequência, embora o surgimento das piperazinas parecesse estar em declínio em 2011.
Os últimos dois anos têm se caracterizado por aumento da diversidade de produtos, ao mesmo tempo em que os fabricantes de novas substâncias psicoativas adaptam seus produtos quase infinitamente. "A variedade, as diferentes formas físicas e as modificações constantes na rotulagem dificultam o trabalho das autoridades policiais e de controle de drogas de identificação dessas novas substâncias psicoativas", observou Justice Tettey, chefe da Seção de Laboratórios e Ciências do UNODC. "Os laboratórios muitas vezes não têm as capacidades para analisar estas novas substâncias psicoativas. Nesse contexto, o UNODC pede aos governos que apoiem seus laboratórios de análise de drogas neste processo."
O UNODC opera o programa Programa Global de Monitoramento Sintético: Análise, Relatórios e Tendências (SMART) com vistas a identificar as novas tendências num mundo de drogas sintéticas em rápida mutação. O atual UNODC Global Smart Update, disponível em Inglês e Espanhol, fornece uma visão geral sobre as diversas novas substâncias psicoativas disponíveis nos mercados de drogas ilícitas e destaca os desafios que representam para a comunidade internacional.
Informações relacionadas:

Observatório Europeu para Drogas e Toxicodependência

Programa Global de Monitoramento Sintético: Análise, Relatórios e Tendências (SMART)

UNODC Global Smart Update

Programa de Exercícios de Colaboração Internacional do UNODC

Todas as notícias